Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Outubro de 2020 | 19h22 - Actualizado em 26 Outubro de 2020 | 19h19

FAS forma ADECOS para operacionalização do Kwenda no Mungo

Huambo - Cinquenta e sete Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) participam, desde hoje, segunda-feira, numa formação metodológica sobre técnicas de operacionalização do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social "Kwenda", no município do Mungo, província do Huambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção formativa, uma iniciativa do Fundo de Apoio Social (FAS), terá a duração de cinco dias.

Ao discursar no acto de abertura do certame, o vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Huambo, José Cornélio, fez saber que os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apontam o município do Mungo como o que se encontra a baixo da linha da pobreza.

Dai o seu enquadramento no programa “Kwenda” como resposta à necessidade de se elevar o nível de vida da população da municipalidade.

De acordo ainda com o responsável, o Kwenda reveste-se de capital importância por responder ao primeiro eixo do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND), que privilegia o bem-estar da população, cuja sua implementação permitirá que as populações contempladas alcancem novos horizontes de vida.

Apelou aos ADECOS ao espírito patriótico no cumprimento das suas tarefas, de modo a contribuem na implementação, com êxito, das políticas do Estado que visam o desenvolvimento do país.

José Cornélio disse esperar ainda, dos mesmos, contributo na mobilização das populações sobre o cumprimento das medidas de biossegurança e de prevenção da covid-19 nas comunidades.

Os ADECOS estão a ser capacitados em matérias de micro-áreas e metodologias de intervenção comunitárias e manuseamento de ferramentas técnicas e tecnológicas, de modo a prepará-los para os processos de cadastramentos de 23 mil e 620 agregados familiares  previstos para serem contemplados mo quadro do Kwenda.

O Kwenda surge para dar resposta a um conjunto de políticas de assistência e protecção social a favor de cidadãos e famílias pobres ou em situação de maior vulnerabilidade, atribuindo para cada uma delas 25 mil kwanzas, por trimestre.

Ao nível do país, o programa iniciado oficialmente em Maio deste ano, com a previsão de três anos de execução, prevê abranger um milhão e 608 mil famílias, mas cada uma irá beneficiar de transferência monetária apenas por 12 meses.

Vivem no município do Mungo, cuja sede está localizada 130 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, 129 mil e 557 habitantes, maioritariamente camponeses, que fazem da cultura do milho, feijão, soja, batata, ananás e hortícolas diversas, a principal fonte de sustento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 26/10/2020 10:45:59

    "Projapron" cria 11 mil postos de trabalho

    Chinhama - Mais de 11 mil postos de trabalho, correspondendo a mil para cada município da província do Huambo, foram criados com a implementação do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron).

  • 23/10/2020 14:29:29

    Covid-19: Mulheres polícias sensibilizam automobilistas

    Huambo - Os automobilistas da província do Huambo foram sensibilizados, esta sexta-feira, sobre o cumprimento das medidas de prevenção e combate à Covid-19, assim como do cancro da mama, numa iniciativa das mulheres polícias.

  • 23/10/2020 09:08:19

    IDF prepara 30 mil árvores para presente época florestal

    Huambo - Trinta mil árvores de espécies diversas estão disponíveis nos viveiros do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), na província do Huambo, para serem plantadas na presente época florestal, mais seis mil e 620 em relação ao período anterior.