Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Outubro de 2020 | 09h28 - Actualizado em 24 Outubro de 2020 | 09h28

Galangue tem novas infra-estruturas sociais

Cuvango - A comuna de Galangue, no município do Cuvango (Huíla), ganhou, sexta-feira, novas infra-estruturas sociais financiadas pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Comunidades rurais da Chibia ganham sistemas de água

Foto: Morais Silva

Entre as infra-estruturas sociais destacam-se dois sistemas de captação e distribuição de água potável, bem que os 37 mil habitantes da comuna aguardavam há mais de 30 anos.

A comuna de Galangue beneficiou também de três casas geminadas, para técnicos da administração, professores, enfermeiros e agentes da polícia nacional.

Foi, de igual modo, colocado à disposição dos habitantes da comuna uma escola, com seis salas de aula, um posto de saúde e iluminação pública a base de painéis solares. As infra-estruturas foram inauguradas pelo governador da Huíla, Luís Nunes.

Os sistemas de abastecimento de água, construídos em dois meses, têm a capacidade para 10 mil litros cada, orçados em 37 milhões e 200 mil kwanzas, a razão de 18 milhões e 600 mil kwanzas para cada.

O posto médico, na zona do Chicunho, cujas obras iniciaram em 2010, inserido no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, foi concluído com recursos do PIIM, num período de dois meses.

O governador entregou, também, à comunidade, um complexo escolar com seis salas de aula, construído em três meses, com um orçamento de 102 milhões e 125 mil kwanzas do PIIM, que tem matriculado no presente ano lectivo 500 alunos.

Em declarações à Angop, na ocasião, o administrador da comuna de Galangue,  Zola Jiré, afirmou que as infra-estruturas vão conferir maior dignidade à população que deixará de percorrer grandes distâncias para ter acesso, principalmente, à água, aos cuidados de saúde e serviços de educação.

Fez saber que ainda no âmbito do PIIM está em curso, na mesma comuna, a terraplanagem do troço do Quilómetro 28 a sede comunal de Galangue, a construção de uma escola de sete salas de aulas e o melhoramento dos sistemas de energia de água,

A comuna de Galangue ganhou em Julho do ano em curso um gerador de 600 KVAs para beneficiar pelo menos três mil habitantes, com ligações domiciliares e instalação de postes de iluminação pública, uma comuna que nunca beneficiou de energia, desde a Independência Nacional.

Galangue dista a 105 quilómetros da sede municipal do Cuvango e possui uma população estimada de mais de 37 mil habitantes.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 23/10/2020 17:43:37

    Covid-19 reduz candidatos nos cursos de formação profissional

    Lubango - O número de candidatos nos cursos profissionais do Centro de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) do Lubango, na Huíla, caiu de 1.525, em 2019, para 50 no ano em curso, devido à pandemia da Covid-19.

  • 21/10/2020 16:40:16

    Covid-19: Membros da sociedade civil capacitados

    Lubango - Trinta e cinco membros das organizações da sociedade civil dos municípios dos Gambos, Humpata, Cacula e Caluquembe participam, de hoje a quinta-feira, no Lubango, de uma formação sobre saúde e direitos das mulheres face à Covid-19, numa iniciativa da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

  • 19/10/2020 15:27:19

    Menor decapitado pelo pai no Lubango

    Lubango - Um cidadão de 35 anos de idade, com supostas perturbações mentais, está detido desde domingo na cidade do Lubango, província da Huíla, acusado de ter morto, com recurso à catana, o seu filho de cinco anos.