Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Outubro de 2020 | 17h43 - Actualizado em 23 Outubro de 2020 | 17h43

Covid-19 reduz candidatos nos cursos de formação profissional

Lubango - O número de candidatos nos cursos profissionais do Centro de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) do Lubango, na Huíla, caiu de 1.525, em 2019, para 50 no ano em curso, devido à pandemia da Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A interupção havida devido ao Estado de Emergência e a Situação de Calamidade Pública e o aumento de casos da Covid-19 inibiu os jovens de aderirem aos cursos nessa retoma de cinco de Outubro.

Entre os cursos disponíveis estão os de empreendedorismo, gestão básica de pequenos negócios, secretariado administrativo, formação pedagógica para formadores, contabilidade informatizada e gestão de recursos humanos, informática e redes de computadores.

Segundo o director da instituição, Dinis Cambulo, os preços das propinas do centro mantêm-se, sendo estes acessíveis para os utentes, variando de cinco a 35 mil kwanzas por formação com duração mínima de cinco a 60 dias.

Em entrevista à Angop, no Lubango, informou  que a queda provocou prejuízos financeiros ao centro, no que concerne ao cumprimento de suas obrigações, como pagamentos de salários e manutenção.

O CLESE é um projecto de âmbito provincial e está afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), especializado directamente no domínio do empreendedorismo, micro, pequena e médias empresas, bem como a intermediação da procura e oferta da mão-de-obra e está representado em 11 províncias do país.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 21/10/2020 16:40:16

    Covid-19: Membros da sociedade civil capacitados

    Lubango - Trinta e cinco membros das organizações da sociedade civil dos municípios dos Gambos, Humpata, Cacula e Caluquembe participam, de hoje a quinta-feira, no Lubango, de uma formação sobre saúde e direitos das mulheres face à Covid-19, numa iniciativa da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

  • 19/10/2020 15:27:19

    Menor decapitado pelo pai no Lubango

    Lubango - Um cidadão de 35 anos de idade, com supostas perturbações mentais, está detido desde domingo na cidade do Lubango, província da Huíla, acusado de ter morto, com recurso à catana, o seu filho de cinco anos.

  • 19/10/2020 10:56:20

    Gambos e Humpata beneficiam de 15 reservatórios de água

    Lubango - Quinze reservatórios de água com a capacidade para 52 mil litros foram construídos, este ano, nos municípios dos Gambos e Humpata, província da Huíla, pela ONG Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), em benefício de 15 mil famílias.