Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Outubro de 2020 | 11h01 - Actualizado em 17 Outubro de 2020 | 11h00

Famílias da Cacula recebem segunda prestação do Kwenda

Lubango - Os mil e 118 agregados familiares que receberam na primeira fase do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social "Kwenda", os seus 25 mil e 500 kwanzas cada, no município da Cacula, pagamento referente aos meses de Julho, Agosto e Setembro, começaram a receber nesta sexta-feira a segunda prestação de mais três meses.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Comunidade da Caculabeneficiária do Kwenda

Foto: Morais Silva

A informação foi avançada hoje à Angop, no Lubango, pelo chefe do departamento executivo provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) na Huíla, Frederico Sanumbutue, declarando tratar-se de um carregamento dos multicaixas referente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro do ano em curso, todos já feitos. 

O gestor disse que apesar terem cadastrados duas mil e 698 selecionados para a primeira fase do programa na Cacula e somente mil e 118 estarem a receber as transferências monetárias, os outros mil e 580 anteriormente condicionados pela disponibilização de cartões multicaixa, devem em breve beneficiar da dotação financeira.

Informou que, com o apoio dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (Adecos) e acompanhamento dos respectivos supervisores, as famílias recebem, através de um diálogo comunitário, instruções sobre a utilização do cartão e respectivo código PIN, ao mesmo tempo que são recolhidas e registadas as possíveis reclamações.

O programa que já se encontra na fase de expansão para mais 15 municípios do país, incluindo Quilengues, na Huíla (já em processo de cadastramento) é uma iniciativa do Executivo angolano, que visa dar resposta às políticas de assistência e protecção social a favor de cidadãos e famílias mais vulneráveis. 

Avaliado em 420 milhões de dólares, dos quais 320 milhões de dólares correspondem ao financiamento reembolsável do Banco Mundial e USD 120 milhões do Tesouro Nacional.

Operacionalizado pelo FAS, além da componente das transferência sociais monetárias, o programa Kwenda é constituído pela inclusão produtiva, municipalização da acção social e fortalecimento do Cadastro Social Único.

A nível do país, a segunda prestação abrange quatro mil e 13 agregados familiares dos oito mil e 467 cadastrados nos municípios da fase piloto do programa, nomeadamente Cacula, Ombadja, Cambundi Catembo e Cuito Cuanavale, nas províncias da Huíla, Cunene, Malanje e Cuando Cubango, respectivamente.

 

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 17/10/2020 10:54:25

    Finanças exige execução correcta das despesas de combate à pobreza

    Lubango - Os recursos atribuídos às administrações municipais, para o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, devem ser aplicados de forma adequada, por meio da execução correcta das suas despesas, defendeu hoje, no Lubango, o delegado provincial das Finanças, na Huíla, Carlos Hapapa.

  • 16/10/2020 16:41:22

    Projecto alimentar abrange milhares de famílias vulneráveis

    Lubango - Famílias vulneráveis das províncias da Huíla, Namibe e Cunene beneficiam do Programa de Fortalecimento da Resiliência, Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), no âmbito da erradicação da fome no sul País.

  • 16/10/2020 09:29:00

    Homem acusado de matar esposa e ocultar o cadáver

    Lubango - Um homem de 55 anos de idade foi detido pela polícia na cidade do Lubango, província da Huíla, acusado de matar a sua segunda esposa e ocultar o cadáver.