Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Agosto de 2020 | 16h27 - Actualizado em 08 Agosto de 2020 | 16h26

Piim financia construção de escolas em Pungo-A-Ndongo e Matete

Cacuso - Duas escolas do I ciclo, com sete salas de aula cada, estão a ser construídas desde hoje, sábado, no sector de Matete e na comuna de Pungo-A-Ndongo, município de Cacuso, província de Malanje, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com capacidade para 630 alunos em dois turnos cada, as escolas vão ter, entre outras valências, campo multi-uso, biblioteca, sala de informática e serão concluídas em sete meses.

A escola de Matete está orçada em 150 milhões e 332 mil kwanzas e tem como empreiteiro a empresa Manuqui Limitada, ao passo que a de Pungo-A-Ndongo, avaliada em 150 milhões e 164 mil kwanzas, está a cargo da Organização FADS.

As duas empreitadas geraram 67 postos de trabalho directos.

No acto de consignação das obras, o governador provincial, Norberto dos Santos, disse que os empreendimentos vão contribuir no aumento da oferta educativa na região e conferir maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Por sua vez, o soba de Cacuso, José de Barros, enalteceu os projectos, porquanto vão permitir que as crianças deixem de assistir aulas em condições precárias.

Actualmente, o sector de Matete dispõe de apenas duas salas de aula, enquanto a comuna de Pungo-A-Ndongo conta com 10, que se encontram em condições precárias.

Com o arranque destas duas obras, eleva para seis o número de projectos em curso no município de Cacuso no âmbito do PIIM, incluindo dois hospitais dos tipos A e B e duas escolas do primeiro ciclo, em construção na sede municipal e na comuna do Lombe.

O município de Cacuso dista a 75 quilómetros da cidade de Malanje e tem uma população estimada em 101 mil habitantes.

Leia também
  • 08/08/2020 15:33:45

    Jovens concluem formação em empreendedorismo em Viana

    Luanda - Pelo menos 60 jovens no município de Viana, província de Luanda, foram integrados hoje (sábado) no mercado de trabalho, após formação em empreendedorismo.

  • 08/08/2020 14:42:32

    Covid-19: Oitenta cidadãos detidos por violarem medidas

    Ndalatando - Oitenta cidadãos, de ambos os sexos, foram detidos no município do Cazengo, província do Cuanza Norte, pela Polícia Nacional, durante a cerca sanitária imposta à circunscrição, por violarem as medidas de prevenção à covid-19.

  • 08/08/2020 14:30:22

    Covid-19: MPLA lança campanha de sensibilização

    Mbanza Kongo - Uma campanha de sensibilização denominada "A sua saúde é a minha, acima de tudo" foi lançada este sábado na localidade do Sumpi, município de Mbanza Kongo, pelo Comité Provincial do Zaire do MPLA, no âmbito das medidas de prevenção contra a Covid-19.