Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Agosto de 2020 | 18h16 - Actualizado em 06 Agosto de 2020 | 18h14

PIIM cria 80 empregos directos em Mucari

Malanje - Pelo menos 80 empregos directos serão criados até ao primeiro semestre de 2021, com a implementação de dois projectos ligados ao sector da educação, na comuna de Muquixe e na sede municipal de Mucari, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dos postos de trabalho, 20 serão criados pela empresa PGTN-Comércio, Serviços e Agro-pecuária, envolvida na construção de uma escola de sete salas na comuna de Muquixe, no valor de 140 milhões de kwanzas, cuja empreitada terá a duração de sete meses.

Enquanto isso, a empreiteira HenHand Chano e Filhos, responsável pela construção de uma escola com 12 salas de aula, avaliada em 298 milhões, 742 mil e 282 kwanzas, na sede do município de Mucari, vai criar 60 empregos directos, de acordo com o seu director, António Roberto Handanga.

As duas obras arrancaram oficialmente hoje (quinta-feira), com o lançamento da primeira pedra presenciada pelo governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.

A escola de sete salas de aula, terá capacidade para albergar 732 alunos em dois turnos, enquanto que a outra poderá albergar mil e 152 alunos, igualmente em dois turnos. Ambas terão também outras valências como quadras desportivas, biblioteca, auditório, laboratórios, entre outras componentes.

O director municipal da educação de Mucari, João José, disse haver registo de mil 178 alunos do ensino primário fora do sistema normal de ensino por insuficiência de salas de aula, número que reduzirá a partir do próximo ano, com a entrada de funcionamento das duas novas escolas.

Precisou que a comuna de Muquixi conta actualmente com apenas oito salas de aula, acrescentando que relativamente a professores, o município conta com 414, ainda insuficientes para atender a demanda.

O município de Mucari, que dista a 55 quilómetros a leste da cidade da Malanje, tem uma extensão territorial de dois mil e 82 quilómetros quadrados e uma população estimada em 30 mil e 115 habitantes, maioritariamente camponesa distribuída pelas comunas de Muquixe, Caxinga e Sede.

Leia também
  • 06/08/2020 16:52:43

    Autoridades desaconselham consumo de peixe encontrado morto

    Luanda - O ministério da Agricultura e Pescas apelou hoje, em Luanda, a população a não comercializar, nem consumir, as espécies encontradas mortas ao longo da Baia de Luanda, por se desconhecerem as causas da morte.

  • 06/08/2020 13:15:05

    Huíla terá banco de leite na pediatria "Pioneiro Zeca"

    Lubango - O departamento de Saúde Pública e Controlo das Endemias da Huíla está a criar um banco de leite humano na pediatria do Lubango "Pioneiro Zeca" e que deve entrar em funções já em 2021, a fim de prevenir casos de malnutrição, provocados pelo desmame precoce.

  • 06/08/2020 12:49:38

    Famílias de Camizungo beneficiam de transferências monetárias

    Luanda - Quinhentas famílias da localidade de Camizungo, município de Icolo e Bengo, em Luanda iniciaram hoje, quinta-feira, a beneficiar de financiamento no âmbito do projecto de transferência sociais monetárias da Unicef.