Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2020 | 19h22 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 20h52

INADEC apreende alimentos deteriorados em Benguela

Benguela - Oitocentos e trinta sacos de farinha de milho (fuba) de marca "Mamá Fuba", 221 caixas de fermento em pó "Royal" e cinco caixas de sumo "Compal", foram apreendidos hoje, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), em Benguela, por estarem expirados ou em mau estado de conservação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

logotipo do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor

Foto: Domingos Cardoso

Segundo o chefe dos serviços provinciais do INADEC, Manuel Furtado, que falava à Angop, os sacos de fuba, de 25 quilogramas cada, apreendidos no município de Benguela, apresentavam gorgulhos, pois, estavam em mau estado de conservação.

“Essa acção incidiu sobre grossistas e em mercados informais, onde o produto já estava a ser comercializado”, disse.

Quanto ao sumo Compal, avançou que foi aprendido um lote que expirou entre os meses de Abril e Julho de 2020. Já as 221 caixas de fermento foram apreendidas num dos armazéns grossistas da cidade de Benguela, por se encontrarem expirados e em mau estado de conservação.

Por esta razão, disse, para que se evite o consumo destes produtos (expirados ou adulterados), perigosos à saúde dos consumidores, o INADEC tem estado a desenvolver uma campanha para sua retirada do mercado e passar detalhadamente a informação aos cidadãos sobre as datas de vencimento.

Apelou ainda aos consumidores a manterem-se vigilantes nas compras a grosso, uma vez que poderá haver misturas de produtos com datas expiradas com aqueles de consumo ainda vigente.

Manuel Furtado assegurou que os referidos produtos serão incinerados, com vista a proteger a população de eventuais doenças que podem advir do seu consumo.

Leia também
  • 04/08/2020 18:26:43

    Covid-19: Assistência alimentar socorre mais de três mil famílias

    Catumbela -Três mil e 839 famílias já beneficiaram de cestas básicas alimentares distribuídas desde Março deste ano pelas autoridades do município da Catumbela, para minorar as dificuldades dos populares mais desfavorecidos devido a Covid-19.

  • 03/08/2020 18:15:55

    Embarcação naufraga na Baía Farta e faz um morto

    Benguela - Uma pessoa morreu e três encontram-se desaparecidas em consequência do naufrágio de uma embarcação de pequeno porte, movida a motor, nesta segunda-feira, no município da Baía Farta, província de Benguela.

  • 31/07/2020 17:46:15

    Covid-19: Pandemia restringe "Festas da cidade do Lobito"

    Lobito - O acto solene da celebração dos 107 anos da cidade do Lobito, na província de Benguela, terá apenas 200 convidados, contra os cerca de 500 dos anos anteriores, informou hoje, sexta-feira, o coordenador da comissão de efemérides, Domingos de Brito.