Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Agosto de 2020 | 16h36 - Actualizado em 07 Agosto de 2020 | 16h36

Huíla rende última homenagem ao administrador de Caconda

Lubango - O restos mortais do administrador municipal de Caconda, Joaquim Barbante Tyova, falecido na quarta-feira, já repousam no cemitério do Alto da Mitcha, na cidade do Lubango.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Exéquias do administrador de Caconda

Foto: Morais Silva

Aos 44 anos de idade, Joaquim Tyova não resistiu aos ferimentos resultantes de um acidente de viação no dia 25 de Julho, quando estava em missão de serviço na comuna do Gungui, no município que dirige desde Outubro de 2018.

No cemitério foram lidas mensagens do comité nacional da JMPLA, do governo provincial, da assembleia nacional, do comité provincial do MPLA.

Na ocasião o governador da Huíla, Luís Nunes, disse que perde um dos seus melhores quadros, pois estava comprometido com as linhas de governação do país.

Por parte da família, o deputado Vigílio Tyova, irmão mais velho do malogrado, disse ter sido uma perda e uma pena a partida do administrador, alguém que se identificava com os desígnios da nação e dos seus próximos.

O acidente ocorreu no troço entre Caconda e Gungui, tendo sido depois transportado para os cuidados intensivos do hospital “António Agostinho Neto”, com lesões nos pulmões e na cabeça,.

Joaquim Tyova notabilizou-se muito jovem nas fileiras da JMPLA onde foi segundo secretário (2009-2013). Dirigiu ainda o Conselho Provincial da Juventude (2013-2015), esteve também à frente o departamento provincial de planeamento de estudos, estatística da delegação provincial da Justiça e direitos humanos.

Foi ainda director provincial da juventude e desportos, coordenador provincial do comité interministerial de luta anti-droga afecto à mesma instituição e em Outubro de 2018 foi então nomeado administrador de Caconda.

O município de Caconda dista a 236 quilómetros a norte do Lubango e tem uma população estimada em 201 mil e 414 habitantes, de acordo com projecções do INE para 2020.

Assuntos Luto   Província » Huíla  

Leia também
  • 07/08/2020 15:18:10

    Huíla coordena projecto-piloto de vacinação no Sul do país

    Lubango - A província da Huíla está a coordenar um projecto-piloto de vacinação contra a raiva na Região Sul de Angola, anunciou, nesta sexta-feira, no Lubango, o chefe do departamento dos Serviços de Veterinária, Samo Daniel.

  • 07/08/2020 15:10:05

    PIIM contempla asfaltagem de mais de cinco km na Humpata

    Lubango - Cinco quilómetros e 500 metros de estradas da sede do município da Humpata estão a ser asfaltados, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), informou, hoje, sexta-feira, na circunscrição a administradora municipal, Rita Soma Miranda.

  • 07/08/2020 14:40:01

    Vice do MPLA considera Edgar Cunha exímio quadro

    Luanda - O jornalista Edgar Cunha foi um ?exímio quadro? da Comunicação Social, que se notabilizou como um excelente apresentador que "entrava em nossas casas todos os dias", considerou esta sexta-feira, em Luanda, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.