Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Agosto de 2020 | 12h18 - Actualizado em 03 Agosto de 2020 | 12h20

Execução do PIIM regista evolução

Luanda - O Governo Angolano reafirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, que apesar da pandemia do Covid-19 que assola o país, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) regista uma evolução satisfatória.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Construção de uma escola no moxico

Foto: David Dias

Conforme o Governo, em nota de imprensa enviada à Angop, registam-se neste momento mais de 887 projectos  em execução em todo o país, todos com quotas  financeiras atribuídas e pagas a 15 por cento.

No âmbito do PIIM, estão a ser implementados 577 projectos referentes à construção e reabilitação de escolas, das quais 323 já se encontram em execução.

Em apenas nove meses de Execução, dos quais    quatros  em plena restrição imposta devido aos Estado de Emergência e agora de Calamidade.

Para o efeito, o Executivo angolano disponibilizou um montante liquidado de AKZ 9.448.051.703,42, para o ano de 2020, tendo uma execução acumulada global de AKZ 21.848.912.844,00.

Lançado em Agosto de 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM inicial previa 236 acções, nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo, e saneamento básico.

Criado para abranger os 164 municípios do país, tem um valor total de USD dois mil milhões, provenientes do Fundo Soberano de Angola.

Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios, ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população. Pretende-se, igualmente, que os órgãos da administração local respondam por 68 por cento da programação, enquanto os outros 32 % serão da responsabilidade central.

A meta é disponibilizar quatro mil salas de aulas, por todo o país, assim como construir, reabilitar e apetrechar mais unidades sanitárias. Em simultâneo, prevê-se a construção de oito edifícios para o funcionamento das autarquias locais, 500 escolas primárias e 36 complexos administrativos.

Os programas, projectos e acções inscritos no PIIM incidem, fundamentalmente, nos sectores da saúde, construção e obras públicas, urbanismo, energia e águas, segurança e ordem pública, saneamento básico e infra-estruturas, administrativas e autárquicas, e, por último, intervenção nas vias de comunicação.

O PIIM privilegia, no plano operacional e a curto prazo, um conjunto de iniciativas viradas para implementação das políticas plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), articulado com o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT 2015-2025).  

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 04/08/2020 12:37:15

    Moxico: Diocese do Luena lança bíblias digitais em línguas nacionais

    Luena - A Diocese do Luena, província do Moxico, lançou hoje, terça-feira, três aplicativos que contém bíblias escritas em línguas nacionais e um missal católico, no âmbito do projecto denominado "Catitablet".

  • 04/08/2020 09:28:36

    PIIM emprega 202 jovens na Jamba

    Lubango - Duzentos e dois jovens, dos quais 16 mulheres, conseguiram empregos temporários no município da Jamba, província da Huíla, desde Maio do ano em curso, no âmbito da execução do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM).

  • 03/08/2020 13:39:46

    Munícipes enaltecem novo sistema de distribuição de água

    Ndalatando - Os munícipes de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, manifestaram-se, nesta segunda-feira, satisfeitos com a instalação do novo sistema de captação, tratamento e abastecimento de água potável, a partir do rio Lucala, em execução no âmbito do Programa de Investimentos Público (PIP) do Ministério de Energia e Água.