Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2020 | 17h02 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 17h02

Cidade de Moçâmedes assinala hoje 171 anos

Moçâmedes- A cidade capital de Moçâmedes, provincia do Namibe, completa hoje, terça-feira, 4 de Agosto, 171 anos desde a sua fundação em 1849.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Descoberta em 1845 foi  ao longo da sua história chamada por Angra-do-Negro e posteriormente Moçâmedes nome proveniente do General de Angola e Barão de Moçâmedes.

Toda a sua  trajectória podemos  encontrar  em sítios históricos como Alfândega do Namibe, cadeia militar de S. Nicolau, Bentiaba, Capela de nossa Senhora do Mundo, Capela da praia Amélia e capitania do Porto do Namibe, locais considerados actualmente como património historicos  do Namibe.

A cidade distingue-se pelo seu enorme m enorme potencial nos sectores das  Pescas, Agricultura e Indústria de rochas ornamentais, cultura e  turismo .

Com mais de vinte bairros periféricos, Moçâmedes enfrenta ainda problemas de falta de água, iluminação publica, melhoria das vias de acesso, emprego, habitação, entre outros serviços sociais, segundo o seu administrador Carlos Sá.

Em declarações à ANGOP, Carlos Sá disse que um dos grandes objectivos da administração é manter a cidade limpa, apostando na melhoria do saneamento básico e, para tal, é necessário que se aposte na aquisição de equipamentos para recolha e tratamento dos residuos sólidos.

“ Dentro do Plano Integrado de Intervenção nos Municipios fomos adquirindo alguns meios para os serviços comunitários, concretamente, para a recolha de lixo, pois o nosso grande objectivo é eliminar as grandes lixeiras que existem desde 1985, dando assim aos nossos municipes um bom ambiente para se viver”, disse o gestor.

Carlos Sá adiantou ainda que, dentro do programa do PIIM e dos projectos a serem executados pelo governo da provincia, consta igualmente a reparação das vias de acesso em alguns bairros, a expansaão da rede de abastecimento de água e de iluminação pública e outros serviços que até Dezembro do ano em curso poderão dar outra imagem ao municipio de Moçâmedes.

Nesta data, o administrador apela aos municipes a mudarem de consciência, colaborando com a administração na conservação e manutenção dos espaços verdes e outros bens públicos, dando sempre a sua contribuição com a realização de campanhas de limpeza.

No âmbito das comemorações, foi inaugurada uma escola de 12 salas de aulas no bairro 4 de Março e uma missa de acção

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 04/08/2020 14:56:58

    Governador apela à preservação do património de Moçâmedes

    Moçâmedes- O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou à preservação do património histórico da cidade velha de Moçâmedes, para que continue fonte de inspiração para estudos e atracção de turistas.

  • 01/08/2020 14:08:14

    Kamucuio recebe material para saneamento

    Moçamedes - Dois tractores, três motorizadas e carrinhos de mão foram entregues este sábado a Administração Municipal do Kamucuio, na província do Namibe, visando melhorar o saneamento básico na circunscrição.

  • 30/07/2020 18:13:59

    Administrador do Namibe apela ao empreendedorismo feminino

    Moçâmedes- A promoção de pequenas iniciativas empreendedoras da mulher e sua participação em programas geradores de rendimentos para milhares de famílias foi defendida, nesta quinta-feira, pelo administrador municipal de Moçâmedes, Carlos Sá.