Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Julho de 2020 | 14h56 - Actualizado em 16 Julho de 2020 | 17h37

PIIM com 15 por centos de execução no Luau

Luena - Cinco obras no município do Luau, província do Moxico, atingiram 15 por cento de execução física, após dois meses de implementação, no quadro de 10 projectos aprovados pelo Ministério das Finanças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sede da Administração Municipal do Luau, na província do Moxico

Foto: David Dias

Realce para o estancamento de ravinas nos bairros Capaladanda, João Gil e Luanga e a terraplanagem de 18 quilómetros do troço que liga a sede municipal (Luau) ao bairro Chissombo, de acordo com o director local do Plano, Savu David.

Após limpeza geral das valas de drenagem de águas pluviais, observou-se o alargamento de corte, com três metros, e a preparação do fundo da vala para construção da base betumada para condução de água ao canal.

A construção de residências suites para a administradora e 10 quadros locais, bem como a reabilitação de um parque infantil incluem-se igualmente nas infra-estruturas, cujo valor global é avaliado em um bilhão, cento e oitenta e cinco milhões, trezentos e vinte e seis mil, 490 kwanzas e 22 cêntimos (1.185.326.490.22), segundo o responsável.

Com término previsto para dentro de oito meses, as obras das casas estão na fase de fundações e estruturas de base para assegurar pilares, tendo garantido emprego directo a 15 jovens.

O director do plano admitiu ter se registado algum atraso no arranque das obras, devido à recepção tardia dos valores da Direcção Nacional de Investimento Público, sublinhando, porém, haver ja dinheiro para o pagamento das empresas aprovadas para a execução dos projectos, sendo as acções financiadas em prestações.

Para celeridade na execução das tarefas, Savu David pediu a Direcção Nacional de Investimentos Públicos no sentido de actualizar as diferenças registadas na transferência dos fundos.

Com vista a garantir transparência e qualidade dos trabalhos, frisou, os empreendimentos são fiscalizados por especialistas da administração e do governo provincial, além de membros da empresa construtora.

Em relação à mão-de-obra, ressaltou que, no geral, as várias empresas admitiram 70 por cento de jovens deste município e 30 de outras regiões do país.

Situado a leste da cidade do Luena, ao longo do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), o município do Luau tem 84 mil habitantes, na sua maioria camponeses, distribuídos numa superfície de 3.839 quilómetros quadrados.

Leia também
  • 16/07/2020 17:24:15

    Covid-19: Efectivo da PGF no Luvo recebe bens alimentares

    Mbanza Kongo - Mil rações nutritivas foram entregues na quarta-feira ao efectivo da Polícia de Guarda Fronteira (PGF) destacado na comuna fronteiriça do Luvo, 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

  • 16/07/2020 17:13:19

    Malanje: PIIM retira mais de 23 mil crianças fora do sistema de ensino

    Malanje - Vinte e oito escolas do I e II ciclos, de 7 e 12 salas de aula, serão construídas até 2021 na província de Malanje, no âmbito do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios), permitindo a inserção de 23 mil 940 crianças no sistema educacional, das cerca de 40 mil sem ensino.

  • 16/07/2020 13:18:09

    Registo civil abrange mais de 250 mil cidadãos na Lunda Sul

    Saurimo - Duzentos e cinquenta mil 683 cidadãos vão beneficiar, até 2023, de cédulas pessoais e assentos de nascimento, durante a campanha de massificação e atribuição do Bilhete de Identidade (BI), que teve início hoje, quinta-feira, na localidade do Mombo Kalunga, município de Saurimo (Lunda Sul).