Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Julho de 2020 | 18h23 - Actualizado em 14 Julho de 2020 | 18h23

Membros do Conselho do Zaire informados sobre PIIM

Mbanza Kongo - Os membros do Conselho de Concertação Social da província do Zaire foram, nesta terça-feira, informados que 84% do valor do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM) atribuído a região está alocado a quatro órgãos ministeriais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O valor global do PIIM atribuído a região é de AKZ 26 mil milhões, 175 milhões e 692 mil, sendo que mais de AKZ 21 mil milhões ficaram sob a alçada dos Ministérios da Construção e Obras Públicas, Administração do Território e Reforma do Estado, Educação, Energia e Águas e Interior, para a execução de 10 projectos.

Os  órgãos da administração local do Estado deverão executar 24 projectos avaliados em AKZ quatro mil milhões, 549 milhões e 573 mil, sendo três da responsabilidade do governo provincial e 21 sob tutela das seis administrações municipais.

De acordo com o comunicado final do encontro, o município de Mbanza Kongo, sede capital da província, foi abrangido com quatro acções, igual número para o Soyo e Nóqui, ao passo que os do Cuimba, Nzeto e Tomboco ficaram com três projectos cada.

Ainda sobre o PIMM, o comunicado refere que os membros do Conselho de Concertação Social sugeriram o reforço do valor consignado ao Zaire, de modo a permitir a conclusão de muitas obras inacabadas dos exercícios económicos anteriores.

De igual modo, os participantes reconheceram os esforços do Executivo Angolano na electrificação das seis sedes municipais, através do sistema da rede nacional, assim como o aumento da capacidade do sistema de abastecimento de água potável a Mbanza Kongo.

Entre outras questões, a reunião debruçou-se sobre o Programa local de Investimentos Públicos (PIP) referente a 2020, o PIIM, o Programa de Combate e Controlo da Propagação da Covid-19, o concurso de ingresso de novos professores no sector da educação de 2019, entre outros assuntos.

Integram o Conselho Provincial de Concertação Social, órgão de consulta do governador provincial, membros do governo, administradores municipais, representantes de partidos políticos e da sociedade civil, magistrados judiciais e do Ministério Público, órgãos de defesa, segurança e ordem pública, empresários, entre outros.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 14/07/2020 14:17:29

    Centro Zulianello capacita adolescentes

    Mbanza Kongo - Dezoito adolescentes acolhidos no Centro Georgio Zulianello, em Mbanza Kongo, província do Zaire, participam desde hoje, terça-feira, num curso básico intensivo sobre o empreendedorismo.

  • 14/07/2020 14:04:48

    Covid-19: Detidos no Tomboco 18 indivíduos por desobediência

    Mbanza Kongo - Dezoito cidadãos nacionais foram detidos segunda-feira, no município do Tomboco, província do Zaire, por incumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19.

  • 13/07/2020 16:54:33

    Vinte e quatro acções do PIIM em execução no Zaire

    Mbanza Kongo - Vinte e quatro projectos de impacto social, dos 34 abrangidos para a província do Zaire, no quadro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) estão em execução desde Maio deste ano.