Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Julho de 2020 | 14h47 - Actualizado em 14 Julho de 2020 | 14h47

Huíla: Igreja quer restos mortais de Dom Franklin na Sé Catedral

Lubango - A Arquidiocese do Lubango vai, ainda este ano, levar os restos mortais de Dom Manuel Franklin da Costa, à Sé Catedral local, a pedido dos fiéis, pelos seus feitos no seio da comunidade católica e da sociedade huilana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Imagem da Sé Catedral do Lubango

Foto: Morais Silva

O facto foi tornado público segunda-feira, nesta cidade, pelo arcebispo emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamwenho.

O quarto bispo da arquidiocese do Lubango, entre  1986 a 1997, morreu a 17 de Julho de 2003, em Luanda, aos 82 anos de idade. Foi sepultado no cemitério do Alto da Mitcha, na capital huilana.

Em declarações à imprensa, Dom Zacarias Kamwenho afirmou que a ideia é homenagear o trabalho prestado por Dom Franklin à sociedade huilana durante 11 anos.

Referiu que, nesta altura, a Arquidiocese do Lubango está a preparar condições para efectivar a intenção, já que a igreja recebeu obras e está renovada.

Explicou que tudo está a depender das condições que o país vive face à pandemia da covid-19, porque o normal é que os contemporâneos de Dom Franklin estejam para testemunhar tal acto.

Acrescentou que tão logo se faça a bênção da Sé Catedral, após obras de reabilitação, talvez já se possa dizer algo mais concreto em relação a exumação e a consequente inumação dos restos mortais de Dom Franklin.                           

Indicou, entretanto, que na igreja já está depositado, entre outros, os restos mortais do primeiro bispo, o Dom Altino Ribeiro de Santana (1956/1970), de nacionalidade indiana, que veio para o país como missionário.

Leia também
  • 14/07/2020 06:31:27

    Comunidades san alteram hábitos seculares

    Luanda - Habituados a viver em áreas inóspitas do Sudoeste de África, longe das cidades e das novas tecnologias, as comunidades san conservam tradições seculares há mais de 100 mil anos.

  • 11/07/2020 11:19:36

    ADRA instala reservatórios de água nos Gambos e Humpata

    Lubango - Vinte e cinco cisternas, com capacidade para armazenar 62 mil litros de água cada unidade, estão a ser construídas nos municípios dos Gambos e da Humpata, província da Huíla, pela Organização Não Governamental ADRA, para minimizar os efeitos da seca.

  • 10/07/2020 11:49:00

    Jovem mata mãe à paulada na Huíla

    Lubango - Um cidadão de 22 anos de idade é acusado de matar a mãe, de 57 anos, no município de Caconda, província da Huíla.