Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Julho de 2020 | 11h11 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 21h45

Ministro reinaugura Redacção Nacional da ANGOP

Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, reinaugurou hoje (terça-feira), em Luanda, as redacções Nacional e Internacional da Agência Angola Press (ANGOP), que conta com um escritório moderno e novos meios tecnológicos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

ANGOP - Agência Angola Press (Sede)

Foto: Pedro Parente

Para além da reinauguração, a ANGOP apresentou a sua nova logomarca e o seu novo portal, que estará disponível ainda no decurso deste semestre.  

Com a reabilitação dos escritórios, modernizou as infra-estruturas físicas e tecnológicas das redacções Nacional e Internacional  e da Área Técnica.

Nas redacções Nacional e Internacional, operaram-se mudanças quase completas, assentes no aumento de espaços e, consequentemente, de novas bancas, computadores, televisores e outros meios de apoio à actividade jornalística.

A redacção tem agora capacidade de acolhimento de 80 jornalistas.

Nesta nova realidade, de acordo com o administrador-executivo para a Área de Conteúdos, José Chimuco, espera-se por uma melhor produção, aumento dos conteúdos multimédia, desenvolvimento das delegações provinciais e recrutamento de correspondentes, visando as autarquias locais. 

No domínio técnico e tecnológico, simplificou-se o espaço - gasta-se menos energia e menos calor produzido pelos equipamentos; aumentou-se a capacidade de dados e de navegação, passando de 12 para 50 megabyte, e de um a dois terabyte de espaço para 16 terabytes.

Segundo o administrador-executivo para a Área Técnica, Amadeu Simão, antes havia servidores esporádicos com capacidade de 1 a 2 terabyte e não dava jeito para gerir. “Com a modernização, conseguiram-se virtualizar, igualmente, todos serviços, permitindo que a recuperação de falhas no sistema seja mais eficiente, isto é, em menor tempo.

"Ao contrário do passado recente, a ANGOP hoje já não tem quedas no sinal", disse o responsável, salientando que todas as delegações provinciais estão ligadas on-line e, assim, pode-se superar qualquer avaria a partir da sede (Luanda).

A Agência Angola Press, representada pelo acrónimo ANGOP, é uma agência de notícias pública e tem por objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias, com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.  

Criada em Julho de 1975, presta serviços noticiosos em Português, Inglês, Francês e em Espanhol, mas, só a partir de Fevereiro de 2000, passou a emitir via Internet, um meio de distribuição mais eficaz e com contacto directo com o público. 

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 07/07/2020 18:57:41

    Munícipes de Mbanza Kongo reconhecem melhoria das condições sociais

    Mbanza Kongo - Munícipes de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, afirmaram esta terça-feira ter havido, nos últimos anos, melhorias substanciais em diversos sectores da localidade, com realce para os da energia e águas.

  • 07/07/2020 16:52:56

    Covid-19: Famílias vulneráveis recebem apoio alimentar

    Bibala - Mais de cinquenta famílias vulneráveis no município da Bibala, província do Namibe, receberam hoje, terça-feira, da Comissão Multissectorial Municipal de Prevenção e Combate à Covid-19 apoio em bens alimentares e produtos de higiene, mitigando assim a sua dieta alimentar.

  • 07/07/2020 16:12:07

    Bairro Sacombe beneficia de energia eléctrica 20 anos depois

    Saurimo - Vinte anos depois, a população do bairro Sacombe, no município de Saurimo (província da Lunda Sul), beneficia-se desde segunda-feira de energia eléctrica, no âmbito do programa de expansão da rede eléctrica em curso na região.

  • 07/07/2020 12:26:41

    Ministro enaltece estratégia de modernização da ANGOP

    Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, enalteceu a estratégia de modernização da Agência Angola Press (ANGOP), que hoje, terça-feira, reinaugurou as suas redacções Nacional e Internacional, assim como apresentou o seu novo logotipo.