Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Julho de 2020 | 11h43 - Actualizado em 10 Julho de 2020 | 11h33

Calenga volta a beneficiar de energia eléctrica sete anos depois

Caála - A vila comunal da Calenga, município da Caála (Huambo) beneficiou, esta semana, de três grupos geradores, que perfazem uma potência eléctrica de 71 Kva, para o fornecimento público e domiciliar, quase sete anos depois da avaria dos anteriores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao confirmar o facto hoje, sexta-feira, à ANGOP, o administrador local, Alberto da Costa Prego, disse que com a instalação dos grupos geradores iniciam-se, em breve, os estudos de viabilidade da rede pública e, ao mesmo tempo, a planificação para possíveis ligações domiciliares.

Alberto da Costa Prego disse que este estudo deverá ser feito com a intervenção do Governo da província, enquanto decorrem os testes com um dos geradores, nesta altura a fornecer em regime experimental as instituições públicas e 100 residências.

O responsável disse ser um grande ganho para a localidade que ficou privada de energia eléctrica durante sete anos, além permitir a ampliação das redes pública e domiciliares, pressupostos indispensáveis para o desenvolvimento e combate à criminalidade.

Privada do fornecimento de energia eléctrica desde 2014, devido a uma avaria técnica dos anteriores três grupos geradores, com uma potência de 273 Kva, a  comuna da Calenga possui uma extensão territorial de 389.23 quilómetros quadrados e no seu território vivem 52 mil e 18 habitantes, na sua maioria agricultores.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 09/07/2020 16:58:03

    Principal conservatória do Huambo inoperante há três semanas

    Huambo - A principal conservatória de primeira classe da província do Huambo encontra-se inoperante, há mais de três semanas, por falta de capacidade de armazenamento de dados dos utentes, informou hoje, quinta-feira, o delegado local da Justiça e dos Direitos Humanos.

  • 09/07/2020 16:20:00

    Iniciam ensaios do sistema eléctrico na centralidade da Caála

    Caála - Os ensaios do sistema de fornecimento de energia eléctrica à centralidade da Caála, província do Huambo, a partir da subestação do Belém, na linha de Laúca (Malange), iniciaram em finais de Junho passado, com vista a evitar falhas por altura da conclusão do projecto habitacional, em Setembro próximo.

  • 09/07/2020 15:27:28

    Casamento na adolescência constitui barreira para mulher

    Huambo - A directora do Gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Mulher na província do Huambo, Maria Fátima Cawewe, considerou hoje, quinta-feira, o casamento e a gravidez na adolescência como as principais barreiras para o desenvolvimento da mulher rural.