Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Março de 2020 | 20h20 - Actualizado em 19 Março de 2020 | 20h20

Casos de violência doméstica reduzem no primeiro trimestre

Huambo - Oitenta e quatro casos de violência doméstica foram notificados, de Janeiro a Fevereiro deste ano, contra 174 diagnosticado no período homólogo de 2019, nos 11 municípios da província do Huambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estes dados foram avançados hoje, quinta-feira, pelo director em exercício do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género da província do Huambo, Albino Fonseca Lumingo, à margem da palestra sobre “Relação Pais e Filho num Mundo Globalizado”, enquadrado nas comemorações do dia do Pai, celebrado a 19 de Março.

Acrescentou que os casos de violência doméstica registados nos dois últimos meses estão relacionados com a fuga a paternidade, abandono familiar, agressão física e moral, assim como a falta de prestação de alimentos aos menores devido ao incumprimento dos pais.

Desta cifra, Albino Fonseca Lumingo explicou que 50% dos casos da violência doméstica diagnosticados prendem-se com o abandono familiar em consequência da paternidade irresponsável.  

No entanto, justificou que esta redução de casos deve-se aos trabalhos de sensibilização contra a violência doméstica nas comunidades e a divulgação constante da legislação angolana para melhorar a visão da cultura jurídica.

Por sua vez, o vice-governador do Huambo para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, José Cornélio, manifestou a necessidade de se fortalecer os laços familiares e o respeito pelos progenitores, bem como promover a solidariedade familiar para a educação das crianças.

“O conceito de família em nossos costumes não se circunscreve à familiar nuclear na responsabilidade de criar e educar crianças/ jovens. É necessária a solidariedade familiar em que os pais e tios devem merecer o reconhecimento de todos “, frisou.

Necessidade de combate da paternidade irresponsável

Na ocasião, o pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), o reverendo Adelino Timóteo Mateus, na ocasião, alertou a necessidade de se fomentar programas de combate da paternidade irresponsável para construir comunidades comprometidas com o bem-estar.

Apontou a existências de pais descomprometidos com a causa dos filhos nos lares que muitas vezes provocam desconfortos e sofrimentos para as crianças com necessidades de assistências nos domínios dos económicos, educação, saúde assim como o melhoramento das suas condições de vida.

“Temos pais alcoólatras, ausentes nos lares e incoerentes no exercício disciplinar dos filhos. Nesta era globalizada é frequente achar pais descartáveis e sem perfil para assumir as exigências paternalistas”, dissertou.

Terminou lançando recomendações voltadas ao “treinamento” dos filhos e a constituição de pais firmes mais comprometidos com as exigências dos petizes através de demonstrações de bons exemplos e testemunho de vida que possa “edificar” uma personalidade aceite nas comunidades associada aos princípios humanos.  

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/03/2020 16:31:58

    Polícia detém cidadãos por prática de justiça por mãos próprias

    Huambo - Dois cidadãos, de 61 e 36 anos de idade, respectivamente, foram detidos pela Polícia Nacional no Huambo sob suspeita da morte de duas pessoas, ferimento de uma terceira, assim como pelo desaparecimento de quatro outras, após as terem surpreendido a furtar milho em uma lavra.

  • 17/03/2020 16:31:52

    Ex-gestores escolares respondem em Tribunal por peculato

    Huambo - Dois ex-directores da escola do II ciclo do ensino secundário “Comandante Vilinga”, na cidade do Huambo, respondem desde hoje (terça-feira), em Tribunal, por suposta prática de crime de peculato.

  • 16/03/2020 15:08:31

    Jovem assassinado por marginal após tentativa de roubo

    Huambo - Um jovem identificado por Amândio Cassinda, de 18 anos de idade, foi espancado até à morte, no último final de semana, em plena via pública, no bairro São José Quilombo, por um indivíduo de 19 anos já detido.