Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Fevereiro de 2020 | 17h57 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2020 | 20h26

Catabola ganha escolas e centro de saúde

Catabola - Duas escolas primárias, um magistério primário, um centro de saúde e uma residência para enfermeiros foram entregues esta sexta-feira, à comunidade do município de Catabola, situada a 52 quilómetros a Leste do Cuito (Bié).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Das infra-estruturas, entregues pelo governador Pereira Alfredo, constam uma escola de sete salas de aula, na comuna da Chipeta, e outra de oito salas, na sede de Catabola.

Segundo estimativas, o sector da Educação de Catabola controla mais de 500 professores, que leccionam em 227 escolas, onde estudam mais de 50 mil alunos.

Já o Centro de Saúde, com 20 camas, foi construído na aldeia de Missene, pelo Fundo de Apoio Social (FAS), em parceria com o Banco Mundial.

Vai atender mais de 100 pacientes/dia da comunidade local e arredores.

A construção das referidas infra-estruturas custou mais de  100 milhões de kwanzas.

Infra-estruturas

Na ocasião, o governante apelou aos populares a preservarem os bens entregues, de forma a permitir que o Estado possa erguer empreendimentos similares em outras localidades da província.

Reiteirou ser aposta do Governo Provincial erguer mais escolas no interior da província, com vista a permitir, nos próximos anos, o ingresso de ingresso de mais crianças que estão fora do sistema de ensino.

O governador da província do Bié anunciou, igualmente, a conclusão de uma escola de sete salas de aula, cujas obras estão paralisadas há mais de quatro anos, assim como a reabilitação da estrada.

Energia e água potável

Pereira Alfredo assegurou que as autoridades vão reforçar, este ano, a distribuição de energia eléctrica e água potável a comuna da Chipeta, assim como “inputs” e outros incentivos aos camponeses.

O município de Catabola tem uma densidade populacional de mais de 100 mil habitantes, distribuídos em cinco comunas: Sede, Chipeta, Caiueira, Sande, Chiuca.

Leia também
  • 04/02/2020 17:00:52

    Bié poupa mais de AKZ cem milhões com Antigos Combatentes

    Cunhinga - O Governo do Bié poupa, mensalmente, mais de cem milhões de kwanzas no sector dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, em função da reestruturação que sofreu desde Outubro último.

  • 28/01/2020 15:22:04

    Governo melhora iluminação pública no Bié

    Cuito - O sistema de iluminação pública no interior da província do Bié vai ser melhorado, este ano 2020, através das centrais térmicas locais, anunciou hoje (terça-feira), o governador Pereira Alfredo.

  • 28/01/2020 15:07:48

    Acidentes no Bié causam 117 mortes

    Cuito - Cento e dezassete pessoas morreram e 796 ficaram feridas em consequência de 787 acidentes de viação, ocorridos na província do Bié, durante o ano de 2019, menos 17 mortes em relação ao ano anterior (2018).