Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Janeiro de 2020 | 15h22 - Actualizado em 28 Janeiro de 2020 | 15h01

Governo melhora iluminação pública no Bié

Cuito - O sistema de iluminação pública no interior da província do Bié vai ser melhorado, este ano 2020, através das centrais térmicas locais, anunciou hoje (terça-feira), o governador Pereira Alfredo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Técnicos da ENDE trabalham na reposição de Energia Eléctrica

Foto: Pedro Parente/Arquivo

 O governante anunciou o facto quando falava na abertura da I Reunião do Governo Provincial, tendo sublinhado que o trabalho, iniciado em 2018, tem agora o seu reforço em 2020 com a entrada em funcionamento das centrais térmicas locais de Camacupa, Catabola, Cuemba, Nhârea, Andulo, Chinguar, Cunhinga e Cuito, aguardando melhorias para o Chitembo.

Pereira Alfredo asseverou que dentre todos os municípios, o Cuito está “bem servido”, na medida em que conta com 80 megawatts (MW), desde Março de 2019, proveniente da Barragem de Laúca (Malanje), potência que se junta a 14 outros produzidos nas centrais térmicas do Huambo e Cuito e duas outras de grupos geradores.

 Adiantou que o Governo vai reabilitar e colocar novos postes de iluminação pública nestas municipalidades, com vista a melhorar também a boa imagem da urbe.

Em declarações à Angop, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estrutura, José Fernando Tchatuvela, assegurou que os bairros São José, Cangote, Câmara, Militar, Caluapanda, Njele e Cuquema (Cuito) estão já a beneficiar de iluminação pública desde Outubro de 2019.

 José Fernando Tchatuvela avançou ainda que até primeiro trimestre de 2020 quatro mil e 500 residências nestes bairros da capital biena vão beneficiar de ligações domiciliares.

A energia de Laúca, segundo o responsável, permitiu instalar 80 megawatts no Cuito, quando a demanda é de apenas 20 MW, em Camacupa com 3,8 MW e uma procura de apenas 1,2 megawatts, ao passo que, no Chinguar tem três MW, quando a demanda é de um MW.

Até 30 de Setembro de 2019, a rede de distribuição controlada pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) conta, nesta parcela do país, com 26 mil e 14 clientes, 16% dos quais com o sistema de contagem, sendo dois mil e 666 clientes do regime pré-pago.

Dos 26 mil clientes, 23 mil e 306 são de baixa tensão, dois mil e 666 do sistema pré-pago.

Leia também
  • 28/01/2020 15:07:48

    Acidentes no Bié causam 117 mortes

    Cuito - Cento e dezassete pessoas morreram e 796 ficaram feridas em consequência de 787 acidentes de viação, ocorridos na província do Bié, durante o ano de 2019, menos 17 mortes em relação ao ano anterior (2018).

  • 28/01/2020 14:59:47

    Governante pede melhor actuação dos administradores

    Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, reiterou hoje (terça-feira), o apelo para melhor actuação dos administradores municipais e a estarem ao "verdadeiro serviço do cidadão" para o bem do interesse público, por estarem já a beneficiar desde 2018 do Programa de Transferências de Competências.

  • 28/01/2020 01:49:58

    Zaire: Governador anuncia conclusão das obras inacabadas

    Mbanza Kongo - O governador do Zaire, Pedro Makita Júlia, anunciou nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, que além da implementação de novas acções de impacto social para o presente exercício económico, o governo provincial vai concluir algumas obras que se encontram paralisadas em alguns municípios.