Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Janeiro de 2020 | 17h15 - Actualizado em 19 Janeiro de 2020 | 20h03

Diplomata defende cooperação entre agências noticiosas angolana e italiana

Roma - A embaixadora de Angola na Itália, Maria de Fátima Jardim, defendeu esta sexta-feira, em Roma, o reforço da cooperação entre a agência noticiosa angolana ANGOP e a sua congénere italiana ANSA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixadora de Angola na Itália, Fátima Jardim

Foto: António Escrivão

O pedido vem expresso numa mensagem de felicitações endereçada ao presidente do conselho de administração da ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata, em italiano), Giulio Enrico Anselmi, por ocasião do 75º aniversário da sua criação, assinalado a 15 de Janeiro, na qual a diplomata louva o “excelente” trabalho da agência.
 
“Aproveito a ocasião para reiterar a nossa intenção de ver o reforço da colaboração entre a vossa respeitada agência e a congénere angolana ANGOP, para troca recíproca de informações e formação de quadros, particularmente na área da produção multimédia”, lê-se na mensagem.
 
Segundo Fátima Jardim, esta colaboração pode “consolidar” ainda mais a amizade entre dois países, como, aliás, foi reafirmado pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, na sua visita a Angola, em Fevereiro de 2019.
 
A embaixadora notou ainda que a ANSA tem proporcionado um “incontornável” trabalho, consubstanciado na transmissão, com rapidez e eficiência, das notícias para o mundo, em tempo real, tendo sugerido uma “maior atenção” ao continente africano, divulgando mais notícias sobre o desenvolvimento económico e social dos respectivos países.

Fundada em 1975, a ANGOP tem por objecto de trabalho a recolha, o tratamento e a distribuição de informação, no país e no estrangeiro, através do seu portal ou de outros meios específicos.

A ANGOP tem uma linha editorial que privilegia, por ordem de hierarquização, Angola, o continente africano e o resto do mundo, e tem representações nas capitais das 18 províncias de Angola.

A agência produz conteúdos informativos em texto, foto, áudio, vídeo e infografia. Trabalha em quatro línguas, nomeadamente português, francês, inglês e espanhol. Publica conteúdos no YouTube e tem páginas no Facebook e no Twitter.

A ANSA, considerada uma das cinco maiores agências do mundo, é uma cooperativa de 37 editores associados, que publicam os principais jornais diários italianos, e tem uma rede de 22 escritórios em Itália e de 83 delegações em 78 países.
 
Com uma produção média de 3.500 notícias por dia em língua italiana e 1.500 imagens, a ANSA publica também notícias em português (ANSA Brasil), espanhol, inglês, alemão e árabe.
 
Em 2019,  foi agraciada com o prémio de melhor site de notícias da Itália durante a cerimonia do “Macchianera Internet Awards”, por ocasião da 13ª edição da Festa de Redes, considerada a mais importante manifestação dedicada ao mundo da web no país.
 

Leia também
  • 18/01/2020 11:12:00

    Coreia do Sul reitera apoio ao sector da educação

    Ndalatando - O embaixador da República da Coreia do Sul acreditado em Angola, Kim Chang Sik, afirmou este sábado, em Ndalatando, que o seu país vai continuar a apoiar os projectos da área de educação em curso em Angola, no âmbito da cooperação bilateral.

  • 30/12/2019 16:41:05

    MCS coopera com operadoras para distribuição do sinal de TV

    Luanda - O Ministério da Comunicação Social (MCS) reforçou nesta segunda-feira o compromisso de assegurar a disponibilização obrigatória e gratuita dos canais públicos de televisão (TPA 1 e 2), através de protocolos que vigoram desde 01 de Novembro deste ano.

  • 22/12/2019 14:35:18

    Malanje: Jornalista da rádio vence prémio provincial de jornalismo

    Malanje - A jornalista da Rádio Malanje Victória da Graça venceu, na noite de sábado (21), nesta cidade, a terceira edição do prémio provincial de jornalismo.