Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Outubro de 2019 | 18h03 - Actualizado em 25 Outubro de 2019 | 18h03

Imprensa Nacional preside Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa

Luanda -A Imprensa Nacional-E.P assumiu hoje (sexta-feira), para o mandato de um ano a presidência rotativa do Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa (IOLP), no final do décimo quarto encontro que decorreu em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo XIV Forúm

Foto: Cedida

A Imprensa Nacional-E.P recebeu o testemunho da Imprensa Nacional de Moçambique que acolheu o décimo terceira em 2018.

No evento, que encerrou nesta sexta-feira, com a elaboração da carta de Luanda, os participantes incentivaram a evolução para gráficas de segurança com vocação para a produção de documentos de identificação, tais como cartas de condução, selos e outros, recomendando para tal que se privilegie parcerias, bilaterais ou multilaterais, no desenvolvimento de alguns produtos.

Em relação aos dispositivos electrónicos das imprensas oficiais, recomendaram a implementação de funcionalidades que melhorem a acessibilidade, permitindo contribuir, assim para as políticas públicas de igualdade.

Concluíram que os diários oficiais, assegurados pelas Imprensas Oficiais dos Países de Língua Portuguesa, dão um contributo fundamental para a democracia e para o conhecimento informado do cidadão e da sociedade sobre a lei.

Os participantes reiteraram a importância do intercâmbio de informações entre as imprensas oficiais, considerando que a partilha de experiência e de conhecimento é fundamental para o progresso tecnológico e para a modernização daquelas entidades.

Para a concretização do intento, recomendaram a dinamização dos sites das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, através da troca de informações e notícias actualizadas entre os seus membros.

Sublinharam a relevância de a participação no Fórum ser a mais alargada possível, englobando todos os países de língua portuguesa, cabendo à presidência do Fórum manter um canal de contacto permanente com todos os associados.

Os participantes reiteraram também a necessidade de transformação digital das imprensas oficiais, bem como da preservação e arquivo dos documentos.

No Fórum de Luanda foram abordados a " Evolução Recente e Perspectiva da Imprensa Nacional – E.P, " O Diário da República no Contexto das Autarquias ", a " Modernização do Diário Oficial da União (Brasil) ", " O Boletim Oficial – do Passado ao Futuro " (Cabo Verde), " INM – 10 Anos como Empresa Pública (Moçambique), entre outras abordagens.

O próximo evento vai ser promovido em Novembro de 2020 no Brasil, país que também assumira a presidência do órgão.

Leia também
  • 25/10/2019 16:34:48

    Municipio de Belas acolhe Fórum da Mulher Rural

    Luanda - O município de Belas, em Luanda, acolheu hoje (sexta-feira),o Fórum da Mulher Rural, que tem como objectivo reforçar o apoio às camponesas e a sua integração nos projectos de desenvolvimento e de combate à fome e à pobreza.

  • 24/10/2019 18:18:24

    Minjud promete recuperar casas invadidas no Zango4

    Luanda - O Ministério da Juventude e Desporto (Minjud) promete recuperar, em breve, as 20 residências da instituição invadidas e ocupadas no Zango 4, no município de Viana, em Luanda, por estranhos.

  • 24/10/2019 17:23:45

    Aberto Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa

    Luanda - O décimo quarto Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa que visa concertar ideias, colher experiências e trocar informações entre os seus membros, para melhoria do funcionamento das instituições, teve inicio hoje (quinta-feira), em Luanda.