Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Outubro de 2019 | 13h22 - Actualizado em 14 Outubro de 2019 | 13h27

Moradores do Miramar querem posto policial na zona

Benguela - Os habitantes do bairro Miramar, município de Benguela, defenderam, hoje, a necessidade de se instalar um posto e efectivo policial na zona, para melhoria da segurança e tranquilidade pública, sobretudo no período nocturno.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esquadra da Polícia Nacional (arquivo)

Num encontro com o Comando Municipal da Polícia Nacional em Benguela, que visou analisar a situação da segurança pública e traçar estratégias de combate à criminalidade, os cidadãos apontaram a falta de policiamento e de iluminação pública em algumas zonas, bem como a morosidade na intervenção policial, como preocupantes.

Enquadrado no policiamento de proximidade e orientado pelo comandante municipal de Benguela, superintendente-chefe António Pinto, os moradores denunciaram a existência, no bairro, de pequenos grupos de marginais, já identificados, em posse de armas de fogo. Esses grupos são compostos maioritariamente por jovens e adolescentes que têm estado a tirar o sossego dos populares, realizando assaltos a mão armada em residências e na via pública, sem descurar os casos de violação de estudantes do período nocturno.

Entretanto, António Pinto informou aos presentes que o comando da Polícia Nacional tem estado a envidar esforços com os poucos recursos humanos e meios à sua disposição para garantir a segurança e tranquilidade da população benguelense.

Para tranquilizar os moradores, o comandante referiu que está já edificado no bairro um posto policial, faltando apenas apetrechamentos na caserna e wc, bem como a instalação de energia, para dar melhor conforto ao efectivo que estará destacado no local.

Deu ainda a conhecer que, nos próximos tempos, toda população residente na zona B vai andar mais tranquila com a entrada em funcionamento da brigada auto (motorizadas) e do projecto “minha esquadra” que visa levar os serviços de segurança mais próximos do cidadão.

Adiantou que o Miramar faz parte dos 26 bairros que compõem a zona B, que conta apenas com uma esquadra policial e duas viaturas. Pela sua extensão territorial, considerou normal situações de morosidade na intervenção policial.

O responsável disse também que o combate a criminalidade não passa apenas pelo uso de força, mas é necessário que a população prima pela denúncia.  

Já o coordenador do bairro Miramar, Ataíde Matos, enalteceu a iniciativa do Comando Municipal da PN, de interagir com os moradores sobre questões de criminalidade e garantiu que estão em curso contactos com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) para a conclusão do sistema de iluminação pública na zona.

Segundo o responsável, a ENDE já disponibilizou 139 postes e por iniciativa da população foram recolhidos mais de 500 mil kwanzas para pagamento da escavação e implantação dos referidos postes.

O momento ficou ainda marcado com a apresentação do novo comandante da 3ª esquadra policial da zona B, subinspector Firmino Warasque.

O bairro Miramar, que se localiza na zona Sul da cidade de Benguela, tem 5.750 moradores.

Leia também
  • 10/10/2019 21:21:47

    Comboio do CFB colhe mortalmente jovem de 26 anos

    Benguela - Um jovem de 26 anos de idade, identificado como Alfredo Gabriel, foi colhido mortalmente na tarde desta quinta-feira, nas imediações do bairro da Damba Maria, arredores da capital provincial, por um comboio do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

  • 10/10/2019 14:48:59

    SIC apresenta 24 supostos criminosos

    Benguela - Vinte e quatro cidadãos, supostamente implicados em crimes diversos, detidos nos últimos 15 dias, foram apresentados publicamente esta quinta-feira, em Benguela, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

  • 08/10/2019 22:26:40

    Chuva causa estragos no Chongoroi

    Benguela - Quinhentas e setenta pessoas encontram-se ao relento em consequência da chuva acompanhada de forte vento que se registou domingo último, na sede municipal do Chongoroi, província de Benguela, informou esta terça-feira, o administrador local, Herculano Neto.