Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Setembro de 2019 | 11h41 - Actualizado em 24 Setembro de 2019 | 13h06

Polícia traça medidas para regular actividade dos moto-taxistas

Moçâmedes - A obrigação da utilização de capacetes, a definição das rotas de circulação, o tipo de coletes a ser utilizado em cada município e a reorganização da Associação dos Moto-Taxistas são algumas medidas a serem adoptadas, com vista a regularizar a actividade dos "kupapatas" na província do Namibe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As medidas visam, igualmente, combater a sinistralidade rodoviária e conferir maior segurança aos passageiros.

Traçadas pelo Comando Provincial da Polícia Nacional no Namibe, as medidas foram apresentadas pelo 2.º comandante da corporação, comissário Alberto Mendes, num encontro mantido com moto-taxistas, na segunda-feira.

Neste sentido, será criada uma comissão da Associação dos Moto-Taxistas (Amotrang), que vai ocupar-se da elaboração de um regulamento, cadastramento, identificação dos membros, quotização e personalidade jurídica, a ser extensiva aos cinco municípios do Namibe.

O oficial exortou os moto-taxistas a serem verdadeiros parceiros sociais da Polícia, tendo assegurado que, doravante, nenhum agente irá interpelar um motoqueiro, salvo se houver operações dirigidas e emanadas superiormente.

“Se o moto-taxista tem capacete, na companhia do seu cliente, não há necessidade de o agente da Polícia mandá-lo parar, se não houver uma infracção, pois aqueles que insistirem em infringir as recomendações policiais e do próprio Código de Estrada serão interceptados e responsabilizados judicialmente”, enfatizou.

Orientou os participantes a cadastrarem-se na AGT, para possuir Cartão de Contribuinte, assim como se credenciar nas administrações municipais ou comunais.

Mais de dois mil moto-taxistas participaram no encontro que contou com a presença, também, de representantes da Administração Municipal de Moçâmedes, da Direcção Provincial dos Transportes e do Ministério do Interior na província.

De acordo com a fonte, ligada ao Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial do Namibe, 60 por cento dos acidentes que ocorrem na província são protagonizados por moto-taxistas.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 12/09/2019 16:52:47

    Lei sobre Autoridades Tradicionais em discussão no Namibe

    Moçâmedes - A Proposta de Lei sobre as Instituições do Poder Tradicional foi apresentada, nesta quinta-feira, aos membros do governo do Namibe, autoridades tradicionais, sociedade civil e igrejas.

  • 31/08/2019 21:36:03

    Polícia redobra acções contra o roubo de gado no Namibe

    Moçâmedes- O processo de gado para as zonas com pasto e água, sobretudo no município da Bibala, província do Namibe, obrigou a Policia Nacional a redobrar as acções de combate ao roubo de gado.

  • 31/08/2019 11:49:34

    Administração de Moçâmedes carece de meios para recolha de lixo

    Moçâmedes- O administrador municipal de Moçâmedes, João Ernesto dos Santos, disse hoje, sábado, que o seu pelouro debate-se com a falta de meios para a recolha de lixo nos principais bairros periféricos da cidade onde existe maior concentração de focos de lixeiras.