Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Setembro de 2019 | 19h00 - Actualizado em 09 Setembro de 2019 | 19h00

SPCB lança programa cultural para prevenir desastres

Mbanza Kongo - O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Zaire lançou, nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, o programa denominado "Giro Cultural", destinado a sensibilizar as comunidades para a prevenção de desastres naturais e outros riscos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pretende-se, com este projecto, alertar os munícipes sobre o perigo que representa a condução irresponsável, construção de residências em zonas de risco e a promiscuidade nas relações sexuais.

Através das artes, como as artes cénicas, a música, a dança, poesias e outras manifestações culturais, a mensagem facilmente poderá ser acatada pelos receptores, segundo o produtor executivo nacional deste programa, António Raimundo, que falava na cerimónia do lançamento.

Segundo o responsável, o SPCB está preocupado, fundamentalmente, com o elevado índice de sinistralidade rodoviária do país, daí querer envolver os fazedores das artes nesta missão de consciencializar os automobilistas e peões sobre os cuidados a observar para prevenir acidentes.

O responsável acredita que, com essa campanha, a mensagem será facilmente acatada pela população, frisando que, em visita às províncias, a instituição procedeu a descoberta de “talentos” que vão impulsionar o projecto a nível local.

Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DTS) e outras actividades culturais vão decorrer, no quadro do programa de lançamento deste projecto que vai até quinta-feira, dia 12 de Setembro.

Com o seu lançamento no Zaire, o “Giro Cultural” marca presença em 17 das 18 províncias do país, faltando a de Cabinda.

Na época chuvosa passada, o SPCB registou a inundação de 288 casas construídas em zonas de drenagem de águas pluviais, 382 outras destruídas por força das enxurradas, quatro mortes e 15 feridos, em quatro dos seis municípios da região.

Leia também
  • 05/09/2019 18:33:57

    Polícia frustra tentativa de tráfico de menor

    Mbanza Kongo - A Polícia Nacional na província do Zaire frustrou, quarta-feira, no posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo, uma tentativa de tráfico de uma criança de sete anos de idade, para a República Democrática do Congo (RDC).

  • 04/09/2019 18:33:21

    Agente da PN suicida-se no Nóqui

    Mbanza Kongo - Um agente da Polícia Nacional suicidou-se, por disparo com arma de fogo, na tarde de terça-feira, no município do Nóqui, província do Zaire.

  • 04/09/2019 18:17:59

    Mais de 12 mil famílias em zonas de risco no Zaire

    Mbanza Kongo - O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) tem, na sua base de dados, o registo de 12 mil e 122 famílias, que perfazem 72 mil e 732 pessoas, a residirem em zonas de risco iminente, nos seis municípios da província do Zaire.