Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Dezembro de 2019 | 14h08 - Actualizado em 11 Dezembro de 2019 | 14h07

Mais de 30 famílias vivem em zonas de risco no Chitato

Dundo - Trinta e sete famílias no município de Chitato, Lunda Norte, correm o risco de verem as suas residências destruídas pelas ravinas e as fortes chuvas que caiem na região, alertou hoje, quarta-feira, o segundo comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Felismino Yambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa sobre as consequências das chuvas que se abatem na província, disse que a administração municipal do Chitato, em parceria com a Comissão Provincial de Protecção Civil, estão a criar condições para retirar as referidas famílias e coloca-las em locais seguros.

Esclareceu que os apoios se consubstanciarão em cedência de terrenos e outros meios que permitirá as famílias erguer suas residências em locais seguros.

As últimas chuvas, prosseguiu, provocaram a destruição de 12 residências, desalojando igual número de famílias no bairro Kamaquenzo e Satxindongo, bem como assoreamento do rio Kamaquenzo.

Devido as chuvas, as ravinas proxímas ao aeroporto, bairros Kamaquenzo, 28 de Agosto, Samacaca estão a registar progressão, ameaçando a circulação do Chitato ao município de Cambulo.

Alertou para uma intervenção urgente na ravina em progressão no bairro Kamatundo, que coloca em risco a circulação entre a vila do Chitato e o Distrito Urbano do Dundo.

Recentemente, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, efectuou uma visita de campo para constatar os níveis de progressão das ravinas no município de Chitato e reporta-las para uma intervenção urgente do ministério da Construção.

Leia também
  • 06/12/2019 21:35:18

    Ravina põe em risco fornecimento de água no Dundo

    Dundo - A cidade do Dundo, Lunda Norte, poder ficar privada de água se não forem tomadas medidas urgentes para conter a progressão de uma ravina que já alcançou a tubagem do Centro de Captação, Tratamento e Distribuição de Água do Mussungue.

  • 04/12/2019 20:06:57

    Reclusas em Malanje recebem bens

    Malanje - As reclusas do Estabelecimento Prisional Feminino da Província de Malanje, entre detidas e condenadas, receberam hoje, quarta-feira, bens alimentares, calçados, roupa usada e produtos de higiene, uma oferta da Igreja Pentecostal de Fé e Libertação.

  • 02/12/2019 16:08:24

    Chuvas desalojam mais de 500 famílias na Lunda Norte

    Dundo - As fortes chuvas que caíram na província da Lunda Norte, nos últimos meses, deixaram desalojadas cerca de 548 famílias, em consequência da destruição das suas residências.