Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Dezembro de 2019 | 13h46 - Actualizado em 12 Dezembro de 2019 | 13h46

EPAS na Lunda Norte sanciona clientes

Dundo - A Empresa Pública de Água e Saneamento (EPAS) na Lunda Norte vai responsabilizar criminalmente os clientes dos distritos urbanos do Chitato, Dundo e da centralidade do Mussungue, que continuarem a não pagar o consumo do líquido, alertou hoje (quinta-feira) o Presidente do Conselho de Administração da instituição, Camilo André.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável informou à imprensa que actualmente dos sete mil clientes controlados, cerca de três mil têm uma dívida acumulada acima dos 200 milhões de kwanzas, por incumprimento no pagamento do consumo, situação que tem criado constrangimentos na manutenção dos sistemas de captação e no pagamento dos salários dos funcionários.

Sem revelar o período das dívidas, disse que, caso a situação prevaleça, a instituição suspenderá na primeira fase o fornecimento de água e, aqueles clientes que tentarem o garimpo, serão responsabilizados criminalmente.

Disse que a instituição está a realizar acções pedagógicas nas comunidades, incentivando os clientes a pagarem o que devem e a racionalizarem o consumo.

No âmbito do programa de expansão da água potável, o responsável revelou que em 2020, será construída uma nova rede de distribuição de 250 quilometros, que permitirá 15 mil novas ligações domiciliares com os respectivos contadores.

A Lunda Norte tem dois sistemas de captação, tratamento e distribuição de água (nos distritos urbanos do Dundo e Chitato) de quatro bombas de 280 metros cúbicos cada e 420, respectivamente.

Leia também
  • 12/12/2019 12:14:51

    Centro de captação de água do Mussungue fora de serviço

    Dundo - O centro de captação, tratamento e distribuição de água do Mussungue, com quatro bombas de 420 metros cúbicos cada, está, desde quarta-feira, fora de serviço, em consequência da rotura da tubagem que transporta o líquido para a cidade do Dundo.

  • 12/12/2019 05:29:10

    População de Camissombo beneficia de bens diversos

    Lucapa - A população da comuna de Camissombo, município de Lucapa, Lunda Norte, recebeu, na quarta-feira, bens alimentares, inputs agrícolas, electrodomésticos e kits escolares, no âmbito do "Natal Solidário", promovido pela Endiama.

  • 11/12/2019 14:08:03

    Mais de 30 famílias vivem em zonas de risco no Chitato

    Dundo - Trinta e sete famílias no município de Chitato, Lunda Norte, correm o risco de verem as suas residências destruídas pelas ravinas e as fortes chuvas que caiem na região, alertou hoje, quarta-feira, o segundo comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Felismino Yambo.