Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Novembro de 2019 | 19h19 - Actualizado em 18 Novembro de 2019 | 19h18

Juiz jubilado lança obra sobre "Direito Romano"

Benguela - O juiz jubilado António Vissandule procedeu neste fim-de-semana, no município da Catumbela, província de Benguela, o lançamento da sua primeira obra intitulada "Ius Romanum Ab Urben Condita", soube hoje a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada nesta segunda-feira à Angop, pelo autor, referindo que a obra, com 150 páginas, foi comercializada a dois mil kwanzas.

O livro faz uma abordagem sobre a origem do direito romano e as suas várias etapas de desenvolvimento.

Referiu que a ideia de escrever o livro surgiu enquanto fazia o curso de mestrado, despontado em si o interesse em abordar de forma profunda o direito romano, cuja origem foram as normas costumeiras que se desenvolveram até se transformarem em normas jurídicas.

O Direito costumeiro na antiga Roma é um dos subtítulos que se encontra nessa obra que foi editada pela Universidade Clássica de Lisboa, com uma tiragem de cinco exemplares.

O juiz jubilado defendeu ainda que, para um jurista, o direito romano é importante e indispensável por ser a sua “gramática”.

“Infelizmente, em Angola nem todas as faculdades administram o direito romano”, concluiu.

António Vissandule é natural da província da Huíla, foi durante 22 anos juiz presidente do Tribunal Provincial de Benguela, passou pelo Tribunal Provincial do Namibe, com o mesmo cargo, sendo actualmente docente da faculdade de direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

Leia também
  • 18/11/2019 19:02:57

    Jacaré ataca cidadão que fugia de marginais

    Benguela - Um cidadão de 52 anos de idade foi atacado por um jacaré, neste fim-de-semana, no município da Catumbela, província de Benguela, quando este entrou para o rio tentando fugir de marginais que o perseguiam, soube hoje a Angop.

  • 17/11/2019 15:47:43

    Jovens ganham primeiro emprego em nova bomba de combustível

    Benguela - Dezanove jovens do município de Benguela ganharam neste fim-de-semana o seu primeiro emprego com a inauguração de uma bomba de combustível e uma loja conveniência da Empresa Rosalina Express, no âmbito da sua expansão e diversificação.

  • 17/11/2019 15:38:05

    Estradas continuam a enlutar famílias benguelenses

    Benguela - Cento e 76 pessoas morreram e 773 outras ficaram gravemente feridas, em consequência de 682 acidentes de viação registados de Janeiro a Outubro deste ano, na província de Benguela.