Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Novembro de 2019 | 11h43 - Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 03h36

Quatro crianças da RDC reintegradas ao convívio familiar

Mbanza Kongo - Quatro crianças da República Democrática do Congo (RDC) que se encontravam no centro de acolhimento Giorgio Zulianello, em Mbanza Kongo (Zaire), voltaram esta quinta-feira ao convívio familiar, no âmbito do processo de reunificação familiar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O acto de entrega das crianças, com idades compreendidas entre os cinco e 17 anos, aconteceu na comuna fronteiriça do Luvo, 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, e foi orientado pelo chefe de departamento do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Zaire, Manuel José António.

Na ocasião, o responsável explicou que as crianças haviam sido recolhidas em Agosto último na fronteira com a RDC quando uma cidadã angolana pretendia as transportar para aquele país vizinho com o intuito de entregá-las aos pais biológicos.

"Essas crianças que hoje estamos a entregar viviam em Luanda com os seus progenitores. Acontece que a mãe entendeu viajar para as Lundas, deixando-as sob guarda de uma amiga. Nas Lundas, a mãe foi detida e repatriada para a RDC, seu país de origem, por irregularidade migratória”, explicou.

De acordo ainda com a fonte, para além desses quatro menores, outras 15 crianças também provenientes da República Democrática do Congo (RDC) encontram-se acolhidas no centro Giorgio Zulianello, aguardando a sua reunificação familiar nos próximos tempos.

Localizado no Nfumu, o centro de acolhimento Giorgio Zulianello alberga 75 crianças de um aos 17 anos de idade

Este é o segundo acto de reunificação familiar de crianças estrangeiras que o Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade do Género do Zaire realiza desde o princípio deste ano.

Assuntos Criança   Província » Zaire  

Leia também
  • 14/11/2019 11:42:38

    Abuso sexual resulta em gravidez precoce

    Cuito - Uma menina de 13 anos de idade foi violada sexualmente no bairro Catemo, cidade do Cuito (Bié) por um indivíduo de 23 anos de idade, resultando numa gravidez precoce.

  • 12/11/2019 20:48:12

    Activistas beneficiam de formação sobre transferências Monetárias

    Cuito - Cerca de cem activistas de Centros Integrados de Acção Social das províncias do Bié e Moxico, respectivamente, participam, desde hoje, terça-feira, na cidade do Cuito, numa formação sobre a segunda fase de pagamento das Transferências Sociais Monetárias.

  • 08/11/2019 21:25:55

    Idosos de Mbanza Kongo querem espaço de convívio

    Mbanza Kongo - Idosos de Mbanza Kongo, província do Zaire, solicitaram nesta sexta-feira, à administração local a construção de um centro de convívio onde possam interagir, trocar experiências entre si e com a nova geração.