Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Novembro de 2019 | 01h31 - Actualizado em 12 Novembro de 2019 | 20h42

Município de Quiculungo ganha escola de sete salas de aula

Ndalatando - A população de Zala, periferia da sede municipal de Quiculungo (província do Cuanza Norte), conta desde segunda-feira (11) com uma nova escola do I ciclo, com sete salas de aula, que vai que vai assegurar a formação de alunos de sete bairros periféricos da vila municipal da circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A infra-estrautura social foi inaugurada segunda-feira pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, no quadro das comemorações dos 44 anos da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975

Erguida em 17 meses, numa área de 1.254 quilómetros quadros, a referida escola vai albergar 448 alunos em dois turnos. O projecto orçou em 89 milhões de kwanzas aos cofres do governo provincial do Cuanza Norte.

A escola possui ainda quatro gabinetes administrativos, salas de professores e de  informática, bem como de serviços complementares.

Numa mensagem, os alunos enalteceram o investimento do governo e pediram a inclusão de uma quadra desportiva no projecto, a fim de garantir actividades desportivas e aulas de educação física.

Por sua vez,  o responsável municipal da Educação, João da Silva João, referiu que com esta instituição de ensino a localidade do Zala passa a contar com duas escolas, sendo uma comsete salas de aula e outra com apenas duas.

Explicou que o município de Quiculungo dispõe, actualmente, de 29 escolas que congregam 103 salas de aula, onde a actividade docente é assegurada por 157 professores, dos 207 necessários para cobertura integral do sector da Educação na circunscrição.

Prioridade à Educação

No acto, alusivo ao Dia da independência nacional, o governador provincial referiu que o seu pelouro vai continuar a dar primazia ao sector Educação,numa altura em que a província tem em curso projectos de construção de 30 novas escolas, em vários municípios, como estratégia para a contínua redução do número de crianças fora do sistema normal de ensino.

O dirigente apontou, igualmente,  a Saúde e a Agricultura como os sectores chaves que vão continuar a merecer prioridades no programa de investimentos do governo local, visando a elevação da oferta dos serviços essenciais básicos, combate à fome e redução da pobreza.

Na ocasião, o governante destacou os feitos dos heróis que deram as suas vidas e consentiram inúmeros sacrifícios em prol do alcance da independência nacional.

Quiculungo é um município do Cuanza Norte situado a 150 quilómetros de Ndalatando (capital da província). Constituído por uma única comuna, a circunscrição conta com uma população estimada em 11.197 habitantes que têm a agricultura como principal base de subsistência.

Leia também
  • 12/11/2019 12:20:57

    Unificação de aldeias facilita projectos sociais em Cacolo

    Cacolo - A Administração Municipal de Cacolo, que dista a 141 quilómetros de Saurimo (Lunda Sul), unificou 45 aldeias, o que tem facilitado a implementação de projectos sociais na região.

  • 11/11/2019 19:35:59

    Bairro Santo António conta com escola de 12 salas

    Saurimo - Uma escola de 12 salas de aulas do ensino primário, foi inaugurado nesta segunda-feira, no bairro do Santo António, município de Saurimo (Lunda Sul), no quadro das festividades do 44º aniversário da Independência Nacional.

  • 11/11/2019 19:25:36

    Governante destaca crescimento no sector da educação

    Cacolo - O crescimento do sector da educação e da saúde constituem grandes realizações em 44 anos de Independência Nacional alcançada a 11 de Novembro de 1975, afirmou nesta segunda-feira, no município do Cacolo (Lunda Sul), o governador provincial, Daniel Neto.