Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Novembro de 2019 | 18h49 - Actualizado em 12 Novembro de 2019 | 09h46

Inaugurações marcam festejos da independência no Bié

Chitembo - A inauguração de três escolas do I e II ciclos de ensino, nesta segunda-feira, na sede municipal do Chitembo (Bié), constituiu o momento mais alto do acto provincial das celebrações do 44º aniversário da independência nacional, assinalado nessa data sob o lema "Unidos pelo Desenvolvimento de Angola".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Fachada da Estacão de Desenvolvimento Agrário (EDA)

Foto: Jilmar Enoque Chitondua

Uma das Escolas inaugurada

Foto: Jilmar Enoque Chitondua

Tratam-se das Escolas Primárias nºs 126 e 217 dos bairros Piloto e Sagrada Esperança, assim como a Escola Missionária do Ensino Primário da  Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), que vão albergar mil e 900 alunos, em 16 salas de aulas no geral (as duas primeiras têm seis salas cada e a última 4).

Construidas em oito meses por empresas privadas nacionais, as aludidas instituições orçaram em mais de cem milhões de kwanzas, incluindo os apetrechos suportados pelo  Estado.

Ao inaugurar a Escola primária nº 126 do Bairro Piloto, depois ter feito o mesmo à Escola Primária nº 217 do Bairro Sagrada Esperança, o governador do Bié, Pereira Alfredo, destacou que tal representa o compromisso que o Governo angolano tem em melhorar as condições de ensino para as crianças.

Depois apelar aos encarregados de educação para a necessidade da preservação dos bens, reafirmou sobretudo, a necessidade de ficarem atentos para que os “amigos do alheio” não as vandalizem.

Fez menção ainda ao facto de os mesmos evitarem levar as crianças às lavras, mas encaminhá-las às Escolas.

Igualmente, hoje, na mesma circunscrição, foi inaugurada uma Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA).

Por outro lado, momentos antes, no acto político de massas, o Governador Pereira Alfredo enalteceu os outros feitos alcançados a nível da província, também nos domínios da educação, saúde, transportes, agricultura, assim como no sector de infra-estruturas viárias.

Para si, tal é honrar a memória e os ensinamentos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, lembrando a sua célebre frase de que o “O mais importante é resolver os problemas do Povo”.

Reafirmou a necessidade da união de esforços, porquanto, disse, "todos nós somos filhos da mesma pátria, independentemente da origem, cor e crença. Estamos sob manta da mesma bandeira".

Participaram dos actos, membros do Governo Provincial, Magistrados Judiciais e do Ministério Público, autoridades tradicionais e população em geral.

Assuntos Escolas   Província » Bié  

Leia também
  • 08/11/2019 17:19:37

    Briga entre pai e filho acaba em morte no Bié

    Cuito - Um jovem de 19 anos de idade foi morto à catanada pelo próprio pai, quarta-feira última, na sede municipal de Catabola (Bié), na sequência de uma briga entre ambos.

  • 07/11/2019 16:18:14

    Aldeia de Katchimbaca reergue-se de estragos da chuva

    Chinguar - Quinze famílias da aldeia de Katchimbaca, comuna do Cutato, 119 quilómetros a Sudoeste do Cuito (Bié), desalojadas há dias pela chuva torrencial acompanhada de granizo, reerguem-se já dos estragos.

  • 02/11/2019 12:55:45

    Justiça social pode reduzir pobreza- Dom Nambi

    Cuito - O bispo da Diocese do Bié, Dom José Nambi, defendeu, neste sábado, na cidade do Cuito, a necessidade de haver mais justiça social na distribuição dos bens, para a redução da fome e da pobreza no seio das comunidades.