Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Novembro de 2019 | 15h12 - Actualizado em 16 Novembro de 2019 | 15h11

Cuanza Norte: Polícia promove campanha de sensibilização

Ndalatando - Uma campanha de sensibilização aos automobilistas sobre práticas de condução exemplar e segurança nas estradas, está a decorrer durante este final de semana, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O evento visa estimular a condução responsável e redução dos índices de sinistralidade rodoviária.

A par do acto, está a ser realizado uma feira  de exposição de equipamentos de prevenção rodoviária usados pelos serviços de viação e trânsito, que ilustram sobre a importância do respeito ao código de estrada, a prevenção de acidentes e as consequências do não cumprimento.

Ao intervir no acto de abertura, a segunda comandante provincial da Polícia Nacional no Cuanza Norte, superintendente-chefe  Amélia Nanjola Gonçalves referiu que o evento marca aposta da polícia na sensibilização dos cidadãos para necessidade do colectivo na prevenção dos acidentes, apontado como a segunda causa de morte no país, depois da malária.  

A deficiente sinalização, o mau estado das vias, o desconhecimento e a negligência das normas do código de estradas, são apontados pela autoridade como os principais factores de acidente de viação na província.

Dados da corporação indicam o registo de 117 acidentes de viação, no qual resultou em 26 mortos, 159 feridos e danos avaliados em mais de 92 milhões de kwanzas, de Julho à Setembro de 2019.

Entre a natureza dos sinistros, os dados destacam 48 colisões entre motociclos e veículos, 40 atropelamentos, 15 despistes, 11 capotamentos e três embates contra obstáculo fixo, a maioria dos quais provocados por excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares e falta de cedência de passagem.

O evento está a ser também marcado pela exposição de  500 livretes e  mais de 50 cartas de condução, emitidos a mais de seis meses pelos serviços de viação e trânsito e que aguardam para serem levantadas pelos respectivos titulares.

Leia também
  • 15/11/2019 19:00:40

    Serviços Prisionais apostam na socialização dos reclusos

    Ndalatando - Os Serviços Prisionais da província do Cuanza Norte apostam na humanização e socialização dos reclusos, com a implementação de programas de ensino, cursos profissionais e actividades agrícolas.

  • 15/11/2019 17:14:16

    UE dá mais de três milhões de euros para gestão de riscos

    Lubango - A União Europeia (UE) disponibilizou três milhões e 465 euros para desenvolver o programa de Fortalecimento das Estruturas e Capacidades Institucionais de Gestão de Riscos de Desastres nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene.

  • 15/11/2019 09:52:13

    Autoridades tradicionais solicitam infra-estruturas sociais no Canzar

    Cambulo - As autoridades tradicionais da comuna de Canzar, município de Cambulo (Lunda Norte) solicitaram (quinta-feira) a reabilitação da via que liga a sede comunal ao posto fronteiriço local, a construção de uma escola do II ciclo e um hospital.