Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

31 Outubro de 2018 | 19h55 - Actualizado em 31 Outubro de 2018 | 19h55

Macala-sede clama por infra-estruturas e serviços sociais básicos

Moçâmedes- A população da localidade da Macala-sede, município de Moçâmedes, província do Namibe solicitou a Administração Municipal desta circunscrição, a implementação de infra-estruturas e serviços sociais básicos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Deputados do Namibe solidarizam-se com as crianças da Macala

Foto: leopoldo Viana

Crianças da Macala, municipio de Moçamedes na hora da merenda escolar

Foto: leopoldo Viana

A preocupação foi manifestada pelos habitantes desta área, no encontro que mantiveram com os deputados do círculo provincial do Namibe, numa visita de âmbito social que serviu para a distribuição de merenda escolar a mais de duzentos e cinquenta alunos do ensino primário, traduzidas em refeição quente, refrigerantes e alguns doces.

Das preocupações, apresentadas em mensagem, constam a construção de escolas de carácter definitivo, sendo as nove salas de aulas construídas de chapas de zinco tem criado mau estar no seio dos alunos sobretudo nesta época de calor, muito quente, provocando assim a desistência de muitos menores no ano lectivo.

Os habitantes apresentaram ainda como dificuldades, a falta de um sistema de água para o consumo humano e para a prática da agricultura e pecuária, melhoria das vias de acesso, sistema de iluminação, postos de saúde e lojas comerciais.

Por sua vez, o coordenador do grupo de deputados da província do Namibe, João José Guerra de Freitas, disse que no âmbito da implementação do programa de desconcentração e descentralização financeira às administrações poderão estar mais perto dos problemas que as comunidades hoje ainda enfrentam e de forma imediata resolve-los.

“ Acreditamos que no programa de investimentos para o ano de 2019 e com a cabimentação de algumas verbas financeiras, a administração municipal poderá já de imediato construir aqui uma escola de raiz e outros serviços que a nossa população necessita”, disse o deputado.

No presente ano lectivo, estão matriculados mais de 250 alunos da iniciação a 6ª classe. O processo de ensino é assegurado por 20 professores.

A localidade da Macala-sede, que dista a 10 quilómetros da sede do município de Moçâmedes, conta com mais de três mil habitantes na sua maioria pequenos camponeses e criadores de animais.

Os camponeses produzem em grandes quantidades milho, tomate, cebola, alho, repolho, couve, pimenta, cenoura, mamão, melancia, melão, entre outros.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 06/02/2019 16:12:27

    Mil jovens frequentam cursos de formação profissional no Namibe

    Moçamedes - Mil jovens começaram a frequentar os cursos de formação profissional nos cursos de serralharia, electricidade, carpintaria, canalização, informática e contabilidade, nos cinco centros nos municípios da província do Namibe.

  • 31/01/2019 17:20:39

    Sector do Ambiente do Namibe lança plano "Lixo Zero"

    Moçâmedes - Um plano denominado "Lixo Zero", promovido pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão do Resíduos Sólidos e Saneamento do Meio da província do Namibe, foi lançado hoje, quinta-feira, no município de Moçâmedes, com objectivo de tornar a região mais limpa.

  • 30/01/2019 18:41:07

    Ex-comandante dos bombeiros condenado a 16 anos de prisão

    Moçâmedes - O ex-comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, foi condenado hoje, quarta-feira, pelo tribunal provincial do Namibe, na pena única de 16 anos de prisão maior pelo crime de peculato.

  • 22/01/2019 16:55:31

    Antigo comandante do SPCB começa a ser julgado no Namibe

    Moçâmedes - O julgamento ex- comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, de 41 anos de idade, teve inicio, nesta terça-feira, no Tribunal Provincial do Namibe, respondendo ao processo de querela número 234/18.