Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

04 Agosto de 2020 | 17h38 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 17h38

Covid-19: Lunda Norte com 107 amostras negativas

Dundo - O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje, terça-feira, que 107 das 132 amostras dos cidadãos testados positivo nos testes rápidos resultaram em negativo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 Em declarações à imprensa no final da visita de trabalho à província da Lunda Norte, Franco Mufinda disse que as autoridades locais aguardam resultados de mais 25 amostras.

Apelou, por outro lado, a população da Lunda Norte, sobretudo do município Cuango, onde já há registo de um caso positivo, a redobrar as medidas de prevenção, para se evitar uma possível cadeia de transmissão do vírus.

Reiterou que o combate a esta pandemia deve ser encarada como tarefa individual, devendo os cidadãos colaborar com as autoridades sanitárias.

Franco Mufinda afirmou que o Estado angolano está a criar condições necessárias para que nenhum cidadão que testar positivo seja evacuado para a capital do país, mesmo se tratando de casos importados.

“As províncias estão orientadas a criar condições necessárias, com o apoio da Comissão Interministerial, para se evitar a evacuação de pacientes com Covid-19 à capital do país, para evitarmos no futuro, uma possível lotação dos centros de tratamento em Luanda”, frisou.

Cuango

O coordenador adjunto da Comissão Multissectorial na Lunda Norte, Gimi Nhunga, esclareceu hoje, que a cerca sanitária para o município do Cuango, onde já há um caso positivo, dependerá dos resultados das oito amostras enviadas à Luanda.

Actualmente, frisou, não há razões para se decretar uma cerca sanitária neste município, uma vez que o cidadão que testou positivo não teve contacto com mais de 50 pessoas e das que manteve apenas oito testaram positivo nos testes rápidos.

Informou que apenas a residência do cidadão em causa encontra-se sob cordão sanitário e o paciente não apresenta um quadro clínico grave que requer a intervenção de ventiladores para os cuidados intensivos.

Anunciou, por outro lado, que os 25 cidadãos cujos resultados dos testes molecular foram negativos recebem altas a partir de quarta-feira.

Leia também
  • 04/08/2020 16:19:08

    Covid-19 : Laboratório da Lunda Norte atenderá região Leste

    Dundo - O futuro laboratório da Lunda Norte, com capacidade para mil testes/dia da Covid-19, vai atender, a partir de Setembro, as três províncias do Leste do país (Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico), anunciou, nesta terça-feira, o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 03/08/2020 11:39:20

    Covid-19: Cuango com oito casos suspeitos

    Dundo - Oito casos suspeitos foram registados em 48 testes rápidos realizados no município do Cuango, onde foi diagnosticado o primeiro caso positivo da Covid-19, na Lunda Norte.

  • 31/07/2020 18:58:58

    Covid-19: Paciente do Cuango evacuado

    Cuango - O paciente com Covid-19 no município do Cuango, província da Lunda Norte, foi hoje, sexta-feira, evacuado da sua residência para um hospital de referência na circunscrição, para a devida assistência médica e medicamentosa.