Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Julho de 2020 | 14h38 - Actualizado em 14 Julho de 2020 | 14h38

Covid-19: Deputados testados

Luanda - Deputados e funcionários da Assembleia Nacional, entre outros indivíduos, aderiram em massa a testagem rápida contra a Covid-19, com 22 pessoas a expressarem a probabilidade de terem entrado em contacto com o vírus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, o director municipal de saúde de Luanda, Manuel Duarte Varela, confirmou que foram realizados mais de mil testes, sendo que 18 manifestaram resultados IGG (vírus eliminado do organismo pelo sistema imunológico), enquanto quatro pessoas, todos funcionários do parlamento, demonstraram que estão com a doença activa (IGM).

As pessoas com a doença activa, apesar de carecerem ainda de confirmação do teste de biologia molecular RT-PCR, foram levadas para os centros de quarentena onde irão aguardar pelos resultados definitivos.

No entanto, os deputados que aderiram em massa aos testes aplaudiram a medida da  Comissão Interministerial para Prevenção e Combate à Covid-19, porquanto vai permitir ter uma ideia real do que esta acontecer.

O deputado David Mendes disse que a iniciativa e louvável, pois circulam no parlamento milhares de pessoas e os resultados deverão sugerir o reforço das medidas de biossegurança.

“É uma atitude importante e há toda necessidade de se fazer o teste para se saber a real situação na casa das leis”, disse o deputado Amadeu Amorim, que apelou as pessoas a não recearem o teste.

Por seu turno, o parlamentar Boaventura Tchitapa agradeceu o gesto das autoridades sanitárias, pelo facto de os deputados estarem em trabalho constante, tornando-os num   grupo de risco.

Angola tem o registo de 525 infectados (459 de transmissão local), 26 mortes, 118 recuperados e 381 activos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 13/07/2020 23:46:09

    Covid- 19: Síntese Nacional

    Luanda - Angola registou, até às 19 horas desta segunda-feira, mais 19 novos casos positivos do novo coronavírus.

  • 13/07/2020 22:07:50

    Covid-19: Teste rápido detecta 58 suspeitos

    Luanda - Cinquenta e oito profissionais da comunicação social, dos mil e 500 testados esta segunda-feira, em Luanda, no âmbito da testagem rápida em massa, expressaram a probabilidade de terem entrado em contacto com o novo coronavírus (casos reactivos), afirmou, nesta segunda-feira, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 12/07/2020 23:46:01

    Covid-19: Síntese Nacional

    Luanda - Um óbito e 23 novos casos foram registados, até às 19 horas deste domingo, pelas autoridades sanitárias nacionais.