Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Julho de 2020 | 18h14 - Actualizado em 08 Julho de 2020 | 18h13

Lotti Nolika reitera importância das acções de moralização da sociedade

Huambo - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reiterou hoje, quarta-feira, o apelo sobre a necessidade do reforço das estratégias de moralização da sociedade, com vista a combater à criminalidade, começado pelos que ocorrem nas famílias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governadora do Huambo, Lotti Nolika

Foto: Aurelio Janeiro

A governante teceu estas declarações à imprensa, depois de visitar uma menor de nove anos de idade, internada no Hospital Central do Huambo, vítima de violação sexual pelo seu próprio pai, um crime que ocorreu na semana passada, numa residência construída no bairro Benfica, arredores desta cidade.

Na ocasião, a governante condenou veemente a acção, considerando o acto de bárbaro, tendo, por isso, solicitado aos órgãos competentes para uma responsabilização devida do autor do crime de violação sexual, por contrariar os deveres de um pai que deve, acima de tudo, garantir o bem-estar e o amparo dos seus filhos.

Por este facto, Lotti Nolika disse ser imperioso o redobrar de estratégias para uma maior consciencialização da sociedade sobre a necessidade da adopção de boas práticas para uma convivência social sã.

Referiu que, estas acções, devem contar com o envolvimento das organizações da sociedade civil para uma maior eficácia das estratégias de combate à delinquência, sobretudo a que ocorre dentro das famílias, onde é difícil a intervenção das forças policiais para a sua prevenção.

De acordo com a responsável, que igualmente fez ofereceu bens alimentares e brinquedos à vítima de abuso sexual, as autoridades da província do Huambo vão continuar a prestar apoio até a recuperação total.

Por seu turno, o director cirúrgico da maior unidade hospital da província, Eduardo Katuquessa, assegurou que a menina internada na semana passada em estado crítico, está a melhorar de forma satisfatória.

Avançou que, em função dos exames médicos que foram realizados depois da sua  chegada, constatou-se que a mesma tinha contraído uma fístula reto-vaginal, tendo sido, em segunda, submetida a três intervenções cirúrgicas para reparar o local lesado, através de uma derivação com colostomia.

O médico informou ter igualmente se constatado que a vítima tinha sido violentada por várias vezes pelo seu próprio progenitor, de 29 anos de idade, que de acordo com o relatório da Polícia Nacional sobre as ocorrências da semana finda, de 27 de Junho a 02 de Julho, já se encontra as contas com a justiça.

Salientou que dada a situação, o caso é considerado como um dos mais graves que a instituição, com uma média de seis ocorrências por mês, até ao momento registou do ponto de vista clínico.

Contudo, Eduardo Katuquessa avançou que a mesma  poderá, quando adulta, ter uma vida sexual activa, sem nenhum constrangimento, em função dos resultados do tratamento médico que está a igualmente a merecer de acompanhamento psicológico, para evitar possíveis sequelas na sua reintegração social.

Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros, a província do Huambo é habitada por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 07/07/2020 18:12:25

    Governo acusa oposição de aproveitamento político

    Huambo - O Governo da província do Huambo acusou, esta terça-feira, os partidos da oposição de aproveitamento político na questão referente aos resultados do concurso público de ingresso no Ministério da Saúde, realizado nos dias 26 e 28 de Fevereiro deste ano.

  • 03/07/2020 19:03:50

    Especialista alerta para riscos do ressurgimento de casos de poliomielite

    Huambo - Cerca de cinco (5) por cento de crianças menores de cinco anos de idade, dos municípios do Huambo, Caála, Ecunha, Londuimbali e Cachiungo, nesta província, correrem o risco de contrair o Poliovirus do tipo 2, responsável da poliomielite.

  • 25/06/2020 13:35:13

    Centro de Reabilitação cria auditório de formação de competências

    Huambo - Com objectivo de conciliar a prestação da assistência sanitária, a produção de próteses e a capacitação contínua, o Centro de Medicina e Reabilitação Física “Princesa Diana”, no Huambo, está a construir, desde Março último, um auditório de formação de competências profissionais.