Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Maio de 2020 | 23h25 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 23h25

Lunda Norte sem ortopedista

Dundo - A província da Lunda Norte está há quatro meses sem médico ortopedista, obrigando os pacientes com fracturas leves e graves a serem evacuados para a cidade de Saurimo, cerca de 290 quilómetros do Dundo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O único ortopedista que a provincia dispunha foi transferido para a provincia da Lunda Sul, onde actualmente exerce o cargo de director do Hospital Geral local.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Norte, Gimi Nhunga, que falava durante um encontro com o secretário de Estado para Saúde Pública, Fraco Mufinda, a necessidade  urgente de dois ortopedistas para atenderem, pelo menos, o município de Chitato.

Em resposta, o secretário Franco Mufinda assegurou que o problema será resolvido dentro de poucos dias, recorrendo à província de Malanje, que conta actualmente com três médicos ortopedistas.

Assim, um dos médicos será requisitado para prestar serviços na província da Lunda Norte.

Actualmente 60 médicos, maioritariamente especialistas em medicina geral, prestam serviços na Lunda Norte, em cerca de 80 unidades sanitárias.

Leia também
  • 26/05/2020 16:37:09

    COVID-19: Governo da Lunda Norte quer mais ventiladores

    Dundo - O governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, solicitou mais dez aparelhos ventiladores para acudir eventuais pacientes com covid-19.

  • 26/05/2020 16:16:08

    COVID-19: Lunda Norte inicia testes em Junho

    Dundo - O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje, terça-feira, no Dundo, que a provincia da Lunda Norte pode começar a realizar testes da COVID-19 com recurso ao aparelho genexpert, a partir do mês do Junho.

  • 26/05/2020 13:58:18

    COVID-19: Lunda Norte recebe material de biossegurança

    Dundo - Vinte e uma toneladas de material de biossegurança e fármacos, avaliados em mais de 50 milhões de kwanzas, chegaram hoje, terça-feira, na cidade do Dundo, para reforçar o stock da província da Lunda Norte , no âmbito do combate à pandemia da covid-19.