Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Maio de 2020 | 20h28 - Actualizado em 27 Maio de 2020 | 09h57

Covid-19: Angola realiza 91 testes/dia

Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou hoje (terça-feira), em Luanda, que Angola efectua uma média diária de 91 testes sobre a covid-19, contemplando cidadãos nacionais e de outras nacionalidades, nas 18 províncias do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta

Foto: Nelson Malamba

Ao responder a perguntas dos jornalitas no habitual encontro para a actualização de dados da pandemia no país, a também porta-voz da Comissão Multissectorial para Resposta à covid-19 disse que essa testagem abarca essencialmente grupos específicos, apesar de alguns exames aliatórios.

Explicou que as mostras são analisadas, geralmente, nos hospitais Militar e Américo Bovida, bem como na clínica Multiperfil, todos em Luanda, com equipamentos eficazes, afirmando que, nos próximos dias, o país vai aumentar a capacidade de análise.

“Ainda não podemos nos comparar à África do Sul, mas vamos chegar lá. Só é preciso paciência. Estamos sim a fazer esforços para usarmos plataformas com capacidade maior de testagem, através de diligências junto de fabricantes para novos equipamentos”, sustentou.  

Sílvia Lutucuta esclareceu que todas as províncias estão a ser testadas, incidindo a colheita das amostras em grupos profissionais de saúde, doentes com dificuldade respiratórias e outras doenças agudas.

“Nesta altura, já testamos mais de tres mil pessoas no Hoji ya Henda e a aguardamos pelos resultados, enquanto no Futungo os teste todos deram negativo”, revelu a porta-voz.

Angola registava, até ao princípio da noite de terça-feira, 71 casos positivos, com quatro óbitos, 18 recuperados e 49 cidadãos doentes activos a receberem tratamento médico nos centros criados para o efeito.

Assuntos Ministério da Saúde  

Leia também
  • 26/05/2020 23:07:46

    Covid-19: Governo esmera-se para testes em massa

    Luanda - Numa altura em que o país contabiliza 71 casos positivos, no primeiro dia de Estado de Calamidade, o Governo prepara-e para começar, nos próximos dias, com testagem em massa com meios mais eficazes, com uma média diária de mil amostras.

  • 23/05/2020 18:52:09

    Covid-19: Angola recebe reagentes para 50 mil testes

    Luanda - Vinte e seis toneladas de materiais diversos de biossegurança e hospitalar, com destaque para reagentes para 50 mil testes de diagnóstico, chegaram hoje, sábado, ao país, para reforçar as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

  • 11/05/2020 20:16:01

    Covid-19: Angola recebe novos meios de biossegurança

    Luanda - Trezentas e oitenta (380) toneladas de material diverso de biossegurança, entre ventiladores, equipamento de laboratório de diagnóstico à covid-19, comecaram a chegarar hoje ao país, vindos da China, para reforçar a prevenção e o combate à pandemia.