Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Maio de 2020 | 20h16 - Actualizado em 12 Maio de 2020 | 14h13

Covid-19: Angola recebe novos meios de biossegurança

Luanda - Trezentas e oitenta (380) toneladas de material diverso de biossegurança, entre ventiladores, equipamento de laboratório de diagnóstico à covid-19, comecaram a chegarar hoje ao país, vindos da China, para reforçar a prevenção e o combate à pandemia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Equipamentos chegados hoje da China comportam máscaras, elementos de uso obrigatório em época de Covid-19

Foto: Pedro Parente

Do lote, constam 380 ventiladores, mais de cinquenta mil testes da doença, oito milhões de mascaras cirúrgicas, um milhão de máscaras N95 (de uso corrente), 100 mil fatos de biossegurança e óculos, dois equipamentos para testagem do RPTCR e milhões de batas e luvas.

Segundo apurou a Angop, o leque integra também termómetros infra-vermelhos, materiais de colheita para as amostras dos testes, assim como outros materiais essenciais para o manuseio e tratamento da covid-19.

No acto de recepção, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, explicou que o equipamento é parte de um lote de 380 toneladas adquiridas com recursos do Estado Angolano e que se configura no maior volume para o combate à covid-19.

Segundo a governante, hoje chegou apenas cerca de setenta toneladas de material diverso de biossegurança, estando previstos mais cinco voos, até à próxima semana, para o transporte do restante material da China para Angola.

A ministra disse que estes equipamentos serão distribuídos às 18 províncias do país e às  unidades de referência de tratamento e diagnóstico da covid-19, para além das equipas rápidas de saúde pública.

A porta-voz da Comissão Interministerial para Resposta à covid-19 lembrou que o Governo angolano já fez outras aquisições da África do Sul, mas este é o maior volume de material de biossegurança obtido para cobrir o país.

Angola regista 45 casos positivos da covid-19, dos quais dois óbitos, 30 doentes activos e clinicamente estáveis e 13 recuperados, apontando a estatística para a existência de 18 casos de transmissão local, sem o registo, até ao momento, de contaminação comunitária.

Assuntos Ministério da Saúde  

Leia também
  • 19/04/2020 20:36:37

    Covid-19: Governo recebe novos meios de prevenção

    Luanda - Mais de quarenta toneladas de equipamentos de prevenção da covid-19, adquiridos na África do Sul pelo Governo angolano, chegaram hoje (domingo) à capital do país, na sequência de outros lotes recebidos recentemente.

  • 17/04/2020 17:12:42

    Aberto período de reclamações para ingresso na Saúde

    Luanda - Os 70 mil e 334 candidatos que realizaram provas para as sete mil vagas no sector da Saúde têm até o dia 30 deste mês para apresentarem as suas reclamações, anunciou hoje (sexta-feira), em Luanda, o director nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Baptista João Monteiro.

  • 16/04/2020 20:27:32

    Covid-19: Nações Unidas apoiam Angola em testes rápidos

    Luanda - O coordenador residente das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, garantiu hoje, em Luanda, ajudar o país na materialização e eficácia dos testes rápidos, o mais breve possível, tendo em conta que o combate ao Covid-19 depende fundamentalmente da prevenção.