Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Abril de 2020 | 20h36 - Actualizado em 20 Abril de 2020 | 12h19

Covid-19: Governo recebe novos meios de prevenção

Luanda - Mais de quarenta toneladas de equipamentos de prevenção da covid-19, adquiridos na África do Sul pelo Governo angolano, chegaram hoje (domingo) à capital do país, na sequência de outros lotes recebidos recentemente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola recebe meios de prevenção contra covid-19 (Arquivo)

Foto: Gaspar dos Santos

Das aquisições feitas constam 50 mil litros de álcool, azitromecina para fazer o seguimento de pelo menos dois mil pacientes e cinco mil botas de protecção individual, especificou, no acto de recepção, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Ainda na sequência das aquisições feitas à África do Sul, Angola vai receber mais uma remessa de 30 mil fatos de biossegurança, medicamentos e álcool para a higienização, “num processo que terminará nas próximas semanas” com a vinda de mais 40 toneladas de produtos.

Segundo o secretário de Estado, são aguardadas, para o princípio de Maio, as aquisições feitas à China, com destaque para 400 ventiladores, nove milhões de máscaras cirúrgicas, 100 mil fatos e acima de mil termómetros infravermelhos.

“O país tem cerca de 210 ventiladores, rondando a necessidade de 600”, apontou Franco Mufinda, acrescentando que Angola vai receber, também, perto de cinco mil camas, que começam a chegar a partir da próxima semana, provenientes de Lisboa.

Quanto à distribuição dos equipamentos recém-adquiridos, referiu que cada localidade ou província vai beneficiar com base nas especificidades e do número de habitantes. “Quem tem mais população receberá mais”, disse.

Informou, igualmente, que todos os meios de saúde que chegam ao país deverão passar por um processo de validação pelo Instituto Nacional de Investigação da Saúde, enquanto as máscaras de fabrico caseiro devem ter parecer técnico de peritos.

Até ao momento, Angola regista 24 casos positivos da covid-19, mantendo-se inalterados os números, nas últimas 24 horas: dois mortos e seis recuperados, dois dos quais já em casa, depois de receberam alta hospitalar, conforme as autoridades sanitárias.

Assuntos Ministério da Saúde  

Leia também
  • 17/04/2020 17:12:42

    Aberto período de reclamações para ingresso na Saúde

    Luanda - Os 70 mil e 334 candidatos que realizaram provas para as sete mil vagas no sector da Saúde têm até o dia 30 deste mês para apresentarem as suas reclamações, anunciou hoje (sexta-feira), em Luanda, o director nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Baptista João Monteiro.

  • 16/04/2020 20:27:32

    Covid-19: Nações Unidas apoiam Angola em testes rápidos

    Luanda - O coordenador residente das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, garantiu hoje, em Luanda, ajudar o país na materialização e eficácia dos testes rápidos, o mais breve possível, tendo em conta que o combate ao Covid-19 depende fundamentalmente da prevenção.

  • 13/04/2020 13:39:09

    COVID-19: 500 Médicos em formação na Multiperfil

    Luanda - Quinhentos médicos, a nível da província de Luanda, iniciaram, nesta segunda-feira, na Clínica Multiperfil, um curso de medicina intensiva, para reforçarem as unidades hospitalares no quadro da prevenção e do combate ao Covid-19.