Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Abril de 2020 | 12h35 - Actualizado em 10 Abril de 2020 | 12h35

Covid-19: Saúde forma quadros de diagnóstico

Lubango - Pelo menos mil técnicos de saúde de hospitais provinciais do município do Lubango já estão capacitados para diagnosticar e despistar possíveis casos de doentes com a Covid-19 do convívio de outros pacientes, assim como em matérias de biossegurança sobre a pandemia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Pormenor da cidade do Lubango

Foto: Morais Silva

O anúncio foi feito hoje, sexta-feira, nesta cidade, pela directora do Gabinete Provincial da Saúde na Huíla, Luciana Guimarães, durante uma conferência de imprensa para actualização de dados sobre as acções levadas a cabo localmente, a fim de prevenir a doença.

A gestora referiu que continuam a reforçar os conhecimentos dos referidos técnicos, assim como estão a formar igualmente os profissionais dos centros e postos de saúde em todos os municípios da província. 

Disse que estenderam as formações em biossegurança para outros locais de atendimento ao público, como bancos comerciais,  administrações municipais, gabinetes provinciais, mercados, centros comerciais, entre outros locais.

Realçou terem dois casos em quarentena domiciliar de pessoas que tiveram contacto com passageiros internacionais do voo do dia 18 de Março, mas não demonstraram, até agora, sintomas, estando estáveis clinicamente e sob o controlo da vigilância epidemiológica, devendo serem liberados neste sábado, após uma avaliação do seu estado.

“Temos feito trabalhos de busca e educação na comunidade e continuamos a fazer a preparação ou formação dos grupos que poderão estar em contacto com alguém infectado com a Covid-19, assim como um trabalho contínuo de rastreio e salvaguarda das fronteiras huilanas”, garantiu.

Salientou que o Governo local  tem estado a trabalhar na mobilização das equipas, na compra e reprodução de material de educação, formação dos órgãos públicos e privados, na escolha de pessoal para garantir uma educação rigorosa e intensiva da população para acabar com as aglomerações nos mercados e outros locais com grande concentração de pessoas.

Reconheceu que precisam de reforço no material de biossegurança. 

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 10/04/2020 12:32:00

    COVID-19: Médicos cubanos chegam a Luanda

    Luanda - Duzentos e 56 médicos cubanos chegaram, na manhã desta sexta-feira (dia 10) a Luanda, para apoiarem na luta contra o novo coronavíros (COVID-19) que já infectou 19 angolanos.

  • 10/04/2020 12:23:19

    COVID - 19: População cumpre medidas de prevenção

    Luau - A população dos municípios do Leúa, Lumege Cameia e Luacano, provícia do Moxico, cumpre com rigor as medidas de prevenção do novo coronavirús (covid - 19), fruto da sensibilização feita pelas autoridades administrativas locais.

  • 10/04/2020 10:57:23

    COVID-19: Médicos cubanos já no país

    Luanda - Duzentos e 56 médicos cubanos chegaram, na manhã desta sexta-feira (dia 10) ao país, para apoiarem na luta contra o novo coronavíros (covid-19) que já infectou 19 angolanos.