Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

27 Março de 2020 | 15h51 - Actualizado em 27 Março de 2020 | 15h51

Covid-19: Número de casos suspeitos eleva-se para 26 no Huambo

Huambo - A província do Huambo conta, neste momento, com 26 casos suspeitos de Covid-19 (novo Coronavírus) que se encontram em quarentena domiciliar, informou hoje, sexta-feira, a governadora local, Joana Lina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se, segundo a governante, em conferência de imprensa, de quatro cidadãos vindos da África do Sul, três do Brasil, quatro do Líbano, 13 de Portugal e cinco da vizinha República da Namíbia, totalizando 26 casos.

Joana Lina informou que quatro, do total de cidadãos suspeitos, apresentaram sintomas respiratórios, que estão a merecer de maiores cuidados por parte das autoridades sanitárias, enquanto os demais são acompanhados, em casa, duas vezes ao dia.

Para o efeito, deu a conhecer que encontra-se desde a manhã desta sexta-feira na província do Huambo uma equipa do Instituto Nacional de Investigação de Saúde, para o rastreio dos casos suspeitos e treinamento dos profissionais locais sobre as técnicas de recolha de amostras e como devem usar os equipamentos em casos de confirmação.

Joana Lina fez saber que no planalto central foram criados três locais de quarentena institucional: no Hotel IU, com 72 quartos, os centros de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), com 27 suites, e de Aconselhamento do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

Em casos de confirmação, referiu a governadora, as autoridades têm disponível o hospital do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), na cidade do Huambo, bem como o do município do Ecunha, este último, com a capacidade para acomodar 73 doentes.

A governante disse ainda que, além destes locais, o planalto central conta também com os centros de transição dos hospitais Central, Sanatório e municipal do Huambo, este, por sua vez, localizado do Cambiote.

Declaração de Estado de Emergência

Noutra parte da conferência de imprensa, Joana Lina lembrou que a circulação dos cidadãos está interdita desde as 00h00 de hoje (27), instando, deste modo, os moto-taxistas, conhecidos localmente como Kupapatas, assim como outros não autorizados, a paralisarem as suas actividades, para evitar possíveis contágios da doença.

Em casos de necessidades essenciais, explicou que apenas uma pessoa em cada casa está autorizada a sair para aquisição de tal bem, estando, deste modo, proibidas as gestantes, idosos, crianças e as mães cujos filhos são menores de 12 anos de idade.

Segundo a governadora, no município do Huambo, capital da província, apenas estão autorizados, além dos estabelecimentos de venda de bens alimentar e sanitários, o mercado municipal, localizado na cidade Baixa, do Himalaias (formais) e nas bancadas dos mercados informais das Cacilhas, Cambiote, bem como na infra-estrutura definitiva da Quissala, vulgo Alemanha, que deverão estar à disposição das 6h00 as 13h00, para permitir a higienização destes locais.

“Todos estão expressamente proibidos de sair de casa e são obrigados a respeitar as orientações das autoridades, pois que o não cumprimento da ordem constitui crime de desobediência”, reiterou Joana Lina, que pediu a compreensão dos dois milhões, 519 mil e 309 habitantes da província do Huambo.

O Sistema de Saúde do planalto central, constituído por 11 municípios, conta com 248 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 25/03/2020 09:32:11

    COVID-19: Síntese nacional

    Luanda - Angola continua apenas com três casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) registados até domingo, sendo que as análises das 169 amostras, até então em processamento no laboratório de investigação de saúde, apresentaram resultados negativos.

  • 24/03/2020 17:12:53

    COVID -19: Instalados sistemas de lavagens das mãos nas unidades sanitárias

    Huambo - A Organização Não-Governamental "The Mentor Initiative" deu início, esta terça-feira, a instalação, nas distintas unidades hospitalares do Huambo, de sistemas de lavagens das mãos, no sentido da prevenção do risco de contágio do Covid-19.

  • 20/03/2020 20:35:14

    Covid -19: Joana Lina realça envolvimento massivo das igrejas

    Huambo - A governadora da província do Huambo, Joana Lina, realçou, esta sexta-feira, a importância do envolvimento massivo das igrejas no reforço das medidas de prevenção contra o Covid-19 (novo coronavírus).