Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Março de 2020 | 09h32 - Actualizado em 25 Março de 2020 | 09h31

COVID-19: Síntese nacional

Luanda - Angola continua apenas com três casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19) registados até domingo, sendo que as análises das 169 amostras, até então em processamento no laboratório de investigação de saúde, apresentaram resultados negativos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, actualizando os dados sobre o Covid19 em Angola

Foto: Henri Celso

Huambo: ONG "The Mentor" instala sistema de lavagem das mãos para ajudar na prevenção do Covid-19

Foto: Aurélio Janeiro Sacalei Soi

Em conferência de imprensa, para actualizar a evolução epidemiológica sobre a pandemia em Angola, a directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, informou que os três angolanos contaminados, todos provenientes da Europa, estão estáveis e com sintomas leves.

Indignação  

A comissão multissectorial para a prevenção e combate ao COVID-19 lamentou, nesta terça-feira, em nota à imprensa, a recusa da rede hoteleira IU em colaborar no processo de alojamento dos cidadãos submetidos a quarentena.

No documento, a comissão avança que, “mesmo a título remuneratório e dispondo de instalações praticamente devolutas e algumas das quais sem quaisquer hóspedes, a referida rede hoteleira não se mostrou disponível para ajudar no processo de prevenção e combate contra o COVID-19”.

Luanda

Luanda - As autoridades de Viana, em reunião orientada pelo  administrador municipal, Fernando Manuel, decidiram, entre outras estratégias, prestar uma atenção especial aos mercados informais e disponibilizar meios que permitam a higienização das mãos.

Os membros da administração de Viana analisaram os métodos para uma maior actuação no município, com destaque para a prevenção e educação, consubistanciado na limtação de aglomerados populacionais, lavagem regular das mãos e prestação de assistência às pessoas vulneráveis.

Igualmente na capital do país, 28 estudantes do curso de medicina da Universidade Agostinho Neto (UAN) foram capacitados, segunda-feira (23), sobre as características da pandemia do Coronavírus (COVID-19), no quadro das estratégias de luta contra a doença no país.

Huambo

A Organização Não-Governamental "The Mentor Initiative" deu início, esta terça-feira, a instalação, nas distintas unidades hospitalares do Huambo, de sistemas de lavagens das mãos, com vista a ajudar na prevenção do risco de contágio do Covid-19.

Segundo apurou a Angop, no arranque da iniciativa foram instalados equipamentos nas principais entradas do Hospital Central do Huambo, a maior unidade da região, num tutal de quatro sistemas de lavagens de mãos.

Huila

Lubango - Pelo menos 14 cidadãos, em quarentena domiciliar na província da Huila, estão a ser acompanhados pelas autoridades sanitárias e órgãos de defesa e segurança, por terem regressado nos dias 17 e 18 de Portugal e da África do Sul, países “gravemente afectados” pelo Covid-19.

A informação foi avançada, no Lubango, pela directora do Gabinete Provincial da Saúde, Luciana Guimarães, sublinhando que as vítimas se encontram em próprias residências, nos municípios do Lubango e da Matala, sob controlo de técnicos de saúde e efectivos do Interior.

Noutra vertente, a direcção do hospital central António Agostinho Neto, no Lubango, iniciou, na terça-feira, a implementar um plano de contingência, que inclui restrições na circulação de pessoas no interior da unidade, como forma de prevenir eventuais casos positivos de Covid-19.

Cunene

De igual modo, quatro cidadãos, dos quais dois angolanos, um português e uma namibiana, encontram-se a cumprir quarentena domiciliar, desde domingo último, na cidade de Ondjiva, no âmbito da prevenção da infecção pelo novo Coronavírus (COVID - 19).

Os cidadãos em causa são provenientes de Portugal, nos últimos sete dias, com passagem por Luanda e uma vinda da República da Namíbia, que beneficiam de acompanhamento rigoroso das autoridades sanitárias locais, informou à Angop a directora Provincial da Saúde, Georgina Nunes.

Malanje

Também em Malanje, dois casais angolanos vindos de Portugal e outro de cubanos saídos da Etiópia, bem como uma cidadã de nacionalidade brasileira encontram-se em quarentena domiciliar há cinco dias, por suspeição de contaminação por coronavírus.

O facto foi revelado terça-feira, pela porta-voz da Comissão Fiscalizadora de resposta aos casos da pandemia, Yolanda Mote, à saída duma reunião do órgão, que visou, entre outros aspectos, estudar medidas de prevenção do Covid-19 e definir locais para quarentena institucionais.

O casal cubano encontra-se em quarentena na localidade do Quéssua, enquanto o angolano está numa residência na cidade de Malanje. Já a cidadã brasileira, esá no município de Cangandala, aguardando por eventuais sinais do coronavírus.

Namibe

A comissão multissectoria municipal do Tômbwa definiu, nesta terça-feira, pontos de rastreios aos cidadãos provenientes da capital da provincia e de outras cidades, como, Benguele, Huila e Huambo em busca de alguns produtos  agrícolas e do mar.

Os pontos de rastreio foram instalados no quilómetro 42 e nas paragens de autocarros , onde efectivos da Policia e da Saúde fazem o trabalho de rastreio aos cidadãos que circulam neste trajecto.

Bié

A directora do Gabinete Provincial dos Transportes e Tráfego Aéreo, Adélia Eduardo Elavoco, denunciou que algumas operadoras de transporte público não estão cumprir com as medidas de prevenção contra a pandemia de Coronavírus (Covi-19) que assola o país e o mundo.

Em declarações à Angop, a responsável sublinhou que, excepto a Macon, grande parte das operadoras de transportes públicos não estão a acatar as orientações do Governo sobre a lotação dos veículos, visto que até agora muitas pessoas continuam a viajar de pé.

No Cuito, o secretário da Igreja Congregacional em Angola (IECA), no Bié, José Chituque Gamo Manuel, realçou, a necessidade de os fiéis e população em geral valorizarem e cumprirem com as medidas preventivas do Covid-19, emitidas pelo Ministério da Saúde.

Ao falar à Angop sobre a pandemia, o religioso disse que a IECA está preocupada com a propagação da doença que assola o mundo, e pelo facto de ter já atingido Angola com três casos positivos. “É uma doença perigosa e que requer todos os cuidados dos homens”, referiu.

Zaire

A comissão provincial para resposta à pandemia de coronavírus (Covid-19) recomendou, após a sua primeira reunião técnica, terça-feira, em Mbanza Kongo que se redobrem as acções de controlo e vigilância nos principais postos fronteiriços da região com a RDC.

De acordo com o porta-voz do encontro, Moíseis Pedro Zacarias, uma equipa da referida comissão deverá deslocar-se ao município do Cuimba (60 quilómetros de Mbanza Kongo) para avaliar o estado actual dos postos fronteiriços do Buela, Minga e Ngombe ya Ngombe.

Lunda Norte

As quatro salas criadas no Hospital David Bernardino, no município de Chitato,  para assistir pacientes que venham a ser diagnosticados com o Coronavírus "Covid-19", já estão equipadas com desfibralador, bombas de infusão contínua e monitores de sistemas vitais.

Segundo o governador provincial, Ernesto Muangala, que falava à impensa no final da visita de constatação ao Hospital David Bernardino , as salas  estão preparadas para atender pacientes com quadro clínico grave.

Já o centro de quarentena do bairro 28 de Agosto,  com dez quartos e igual número de salas com sistema de ventilação "Avac" , um tanque de 200 mil litros de água, refeitório e um consultório, está preparado para nos próximos dias albergar cidadãos provenientes de várias partes.

Cuando Cubango

A sede capital do Cuando Cubango, Menongue, conta, desde terça-feira, com um terceiro centro, para quarentena e internamento, para possíveis casos do novo coronavírus (COVID-19), cujas condições foram aferidas pelo governador da província, Júlio Bessa.

Esssa terceira unidade está situada no bairro Tucuve, arredores da cidade de Menongue, com capacidade para cem camas e área de tratamento com 36 camas. Já os outros dois, estão localizados no bairro Cachimbo e podem internar 50 e 250, respectivamente.

Em declarações à imprensa, a vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores Político, Social e Económico, Carla Cativa, disse estarem criadas as condições logísticas, de acomodação, assim como há energia e água potável para viabilizarem os trabalhos.

Bengo

Na cidade de Caxito, alguns armazéns estão a especular os preços dos principais produtos da cesta básica devido a procura que aumentou em face à pandemia do Covid-19, tendo, a título de exemplo, o saco de açúcar (de 50 quilogramas) subido de 13 para 17 mil Kwanzas.

Segundo constatou a Angop, o saco de arroz (25 quilogramas) passou de 11.500 mil para 13 mil Kz; o óleo vegetal (20 litros) passou de 10 mil para 13 mil Kwanzas; o saco de feijão (25 quilos) de 17 para 25 mil Kz, enquanto o saco de fuba de milho alterou de sete para 9.500 Kwanzas.

Por outro lado, os cinco cidadãos provenientes de Portugal nos dias 17 e 18 deste mês e que se encontram em quarentena domiciliar, na província do Bengo, devido o Covid-19, estão a ser acompanhados pelas autoridades sanitárias e órgãos de defesa e segurança.

De acordo com a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, os visados cumprem quarentena domiciliar nos bairros Sassa Povoação, Social da Juventude, centralidades do Capari e Panguila, todos no município do Dande.

Leia também
  • 25/03/2020 01:09:13

    COVID -19: Quatro cidadãos em quarentena domiciliar no Cunene

    Ondjiva - Quatro cidadãos, provenientes de Portugal e da República da Namíbia, nos últimos sete dias, encontram-se a cumprir quarentena domiciliar em Ondjiva, província do Cunene, no âmbito da prevenção da infecção por Coronavírus (COVID -19).

  • 24/03/2020 17:12:53

    COVID -19: Instalados sistemas de lavagens das mãos nas unidades sanitárias

    Huambo - A Organização Não-Governamental "The Mentor Initiative" deu início, esta terça-feira, a instalação, nas distintas unidades hospitalares do Huambo, de sistemas de lavagens das mãos, no sentido da prevenção do risco de contágio do Covid-19.

  • 24/03/2020 16:37:14

    Covid-19: Português desmente agressões em Angola

    Cuito - Um cidadão português, identificado por Altino Vilares, de 63 anos de idade, desmentiu, nesta segunda-feira, os rumores sobre suposta agressão física por populares do Cuquema (Bié), nessa província, por alegadamente possuir o novo Coronavírus (Covid-19).