Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Outubro de 2019 | 17h40 - Actualizado em 26 Outubro de 2019 | 17h40

Conferência recomenda divulgação dos métodos de prevenção do cancro

Huambo - Os participantes na I Conferência província sobre o Cancro, na cidade do Huambo, província com o mesmo nome, recomendaram hoje, sábado, o reforço das campanhas de divulgação sobre os métodos de prevenção e diagnóstico precoce das doenças cancerosas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No comunicado final do evento, aberto sexta-feira, sob o lema ““Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”, os conferencistas defenderam que os programas de prevenção e controlo, baseados na redução da exposição dos factores de risco, devem ser mais disseminados para evitar o surgimento destas doenças.

Segundo os participantes, é importante que se realize um estudo epidemiológico sobre os agro-tóxicos nos casos de câncer, quer para os camponeses, quer para a comunidade, de forma geral.

Ao Governo da província do Huambo, recomendam advocacia junto do Ministério da Saúde para a implementação, em breve, de um centro para o controlo do câncer, com a finalidade de assistir a população da região Centro-Sul do país, além de apostar mais na formação de quadros, com realce para especialistas em oncologia.

Nesta mesma esteira de pensamento, consideram oportuna a inclusão, no futuro centro de Oncologia, dos serviços de radiografia, por ser um equipamento indispensável no tratamento desta doença.

Em relação ao assunto, a governadora da província do Huambo, Joana Lina, presente no evento, disse que esforços estão a ser envidados para que o planalto central possa contar, entre 2020 a 2021, com um centro regional de Oncologia.

Por esta razão, instou a população a mudar de atitude, com o reforço da divulgação sobre a importância da prevenção das doenças cancerosas, em trabalho conjunto, com os órgãos de Comunicação Social.

O evento, testemunhado pelo director do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, Fernando Manuel, decorreu no quadro da necessidade da materialização das estratégias do Plano Provincial de Desenvolvimento da Saúde, relativamente aos serviços de oncologia, e pelo facto de muitos pacientes diagnosticados localmente serem submetidos apenas ao tratamento paliativo e encaminhados para o Instituto de Controlo do Cancro de Luanda.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 25/10/2019 12:07:30

    Doentes com cancro recusam transferências para IACC

    Huambo - Muitos doentes com cancro, residentes na província do Huambo, se recusam a ser transferidos para tratamento no Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), em Luanda, alegando questões de logística e de acomodação dos acompanhantes.

  • 24/10/2019 20:40:20

    Huambo terá centro regional de oncologia

    Huambo - A província do Huambo terá, em 2020, um centro regional de oncologia, para melhorar a assistência aos pacientes e garantir o diagnóstico e o tratamento em quimioterapia, informou hoje, quinta-feira, a directora local do Gabinete de Saúde, Jovita André.

  • 24/10/2019 13:17:47

    Vice-reitora destaca desafios da humanização dos serviços de saúde

    Huambo - A vice-reitora para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Virgínia Quartin, destacou hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, os desafios para a humanização dos serviços de saúde no país.