Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Julho de 2019 | 17h44 - Actualizado em 11 Julho de 2019 | 19h12

Girassol com cirurgia cardiotorácica gratuita para crianças

Luanda - A clínica Girassol oferece serviços de cirurgia cardiotorácica em crianças de forma gratuita, informou hoje, em Luanda, a chefe do departamento de marketing e comunicação, Andresa Prata.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fachada da Clínica Girassol

Foto: JOAQUINA BENTO

A responsável, que falava à Angop na 35ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda), informou que a clínica opera em média três crianças por semana, num serviço clínico único país.

Por ser a única unidade hospitalar a prestar este serviço, o Executivo rubricou um acordo, através da Junta Nacional de Saúde, que permite com que os pacientes sejam examinados nos hospitais públicos e se houver necessidade deste serviço são transferidos para a Girassol, desde 2014.

O referido acordo é extensivo a Cruz Vermelha de Portugal que contribui com a participação nos serviços cirúrgicos e na transferência de conhecimento para os técnicos angolanos.

Segundo Andresa Prata, este trabalho teve início em 2014 e até 2016 operava uma média de quatro crianças dia, processo que teve uma ligeira paragem em 2017, mas retomado com o balanço de quatro pacientes por semana.

A cirurgia cardiotorácica trata de casos semelhantes a do bebê que há cerca de duas semanas nasceu na província da Huíla com ectoplasma cardíaca (caixa torácica aberta e o coração exposto).

A Clínica Girassol ainda presta serviços únicos como cardiologia de intervenção (hemodinâmica), neonatologia (UTI Neonatal), Medicina Nuclear, Braquiterapia, Nefrologia (dialises peritonial).

Para a 35ª edição da Filda, a Clínica Girassol lançou um novo serviço “Clube de Gestantes”, com uma inscrição que não vai exceder aos 10 mil kwanzas. Visa a transmissão de conhecimentos sobre os cuidados a ter no  processo de gestação e depois do bebê.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 01/07/2019 11:27:35

    País precisa de 30 mil médicos

    Luanda - As associações profissionais da saúde consideraram hoje (segunda-feira), em Luanda, que o país necessita de pelo menos 30 mil médicos, para corresponder à demanda e melhorar o atendimento aos pacientes.

  • 21/06/2019 22:40:49

    Minsa anula medida da Maternidade Lucrécia Paím

    Luanda - O Ministério da Saúde (Minsa) orientou, nesta sexta-feira, a Maternidade Lucrécia Paím a anular a cobrança de valores às unidades sanitárias públicas para suportar as despesas de formação de médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia.

  • 21/06/2019 16:45:10

    MINSA e OMS aprovam estratégia para saúde mental

    Luanda - A Estratégia de Saúde Mental, Álcool, Tabaco e outras drogas, instrumento que permitirá Angola reforçar a abordagem de forma holística, para a melhoria da situação mental no país, foi aprovada, nesta sexta-feira, em Luanda, durante o encerramento da Oficina realizada pelo Ministério da Saúde (MINSA) e Organização Mundial da Saúde (OMS).