Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Junho de 2019 | 12h54 - Actualizado em 06 Junho de 2019 | 12h54

Saúde reforça prevenção epidemiológica na Huíla

Caluquembe - A direcção provincial da Saúde da Huíla está sensibilizar as comunidades sobre a importância da higiene pessoal e colectiva, como forma de travar os surtos de sarna, malária e meningite na região

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nos últimos cinco meses a província, mais precisamente nos municípios de Quilengues, Humpata, Lubango e Caluquembe foram afectados por surtos de sarna, malária e meningite que afectaram mais de 600 mil pessoas ao todo, disparando o alerta das autoridades.

Do programa constam acções de capacitação de professores, activistas sociais e quadros da empresa de águas e saneamento, que estão a repassar a mensagem às comunidades para melhorar a situação sanitária actual.

Segundo a directora do gabinete provincial da saúde, Luciana Guimarães, que prestou a informação aos meios de comunicação locais, está igualmente em curso a aplicação de medidas anti-vectoriais de fumigação extra e intra-domiciliar para matar o mosquito causador da malária.

Sublinhou que a mensagem que está a ser passada tem a ver com a necessidade de se procurar serviços médicos no mínimo sintoma, para evitar o agravamento da doença ou morte.

O quadro epidemiológico na província da Huíla está, desde Janeiro deste ano a ser assolado por um surto de sarna, que afectou mais de 50 mil pessoas, malária com 400 mil casos, e meningite, que já matou 20 crianças no município de Quilengues.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 06/06/2019 07:05:34

    Meningite mata 20 crianças na Huíla

    Lubango - Vinte crianças morreram vítimas de meningite, num total de 49 casos registados de Janeiro a Maio na província da Huíla, informou quarta-feira última, no Lubango, o supervisor provincial de Promoção da Saúde, Júlio Madaleno.

  • 05/06/2019 10:29:31

    Técnicos de saúde terminam formação em gestão de vacinas

    Saurimo - Vinte técnicos de saúde do município de Saurimo, na Lunda Sul, terminaram terça-feira uma formação sobre gestão de vacinas e cadeias de frio, promovida pela administração municipal local, em pareceria com a Direcção Provincial de Saúde Pública.

  • 04/06/2019 14:17:42

    Mortes por malária reduzem no Huambo

    Huambo - Cento e 18 mortes provocadas por malária, num total de 170.721 casos diagnósticos, foram registados na província do Huambo entre Janeiro a Abril deste ano, uma redução de 87 porcento de óbitos em comparação ao igual período anterior.