Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Junho de 2019 | 14h22 - Actualizado em 07 Junho de 2019 | 14h22

Minimizada falta de sangue no hospital municipal da Caála

Caála - Vinte e dois litros de sangue foram doados hoje, sexta-feira, à hemoterapia do Hospital municipal da Caála (Huambo), que há dois meses debate-se com a falta desse produto, num gesto dos fiéis da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: SANGUE DOADO AO HOSPITAL CENTRAL DO HUAMBO

Foto: JÚLIO VILINGA

Em declarações à ANGOP, a responsável da hemoterapia desta unidade sanitária, Isabel Tainara, disse que a quantidade de sangue doado vai ajudar a reduzir a carência, principalmente de doentes vítimas de acidentes de viação e das crianças internadas por malária severa, sem precisar da intervenção das famílias.

Referiu que a prioridade será para os doentes das zonas mais recônditas, por se tratar de pessoas cujas famílias estão distante do hospital, enquanto se aguarda pelo apoio de outras organizações da sociedade civil.

Isabel Tainara informou que, em média, a instituição hospitalar realiza mensalmente 50 transfusões, equivalente a 25 litros de sangue, que, nos últimos dois meses, têm sido doados somente pelos familiares.

O hospital municipal da Caála, criado em 1970, presta serviços em várias especialidades, entre as quais pediatria, obstetrícia, estomatologia, nutrição, hemoterapia, ginecologia, cirurgia, saúde mental, oftalmologia, ortopedia, cirurgia e otorrinolaringologia.

Com uma extensão territorial de 3.680 quilómetros quadros, o município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, possui uma população estimada em 279.792 habitante, distribuída pelas comunas da Calenga, sede, Catata e Cuima.


 

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 06/06/2019 12:54:22

    Saúde reforça prevenção epidemiológica na Huíla

    Caluquembe - A direcção provincial da Saúde da Huíla está sensibilizar as comunidades sobre a importância da higiene pessoal e colectiva, como forma de travar os surtos de sarna, malária e meningite na região

  • 06/06/2019 07:05:34

    Meningite mata 20 crianças na Huíla

    Lubango - Vinte crianças morreram vítimas de meningite, num total de 49 casos registados de Janeiro a Maio na província da Huíla, informou quarta-feira última, no Lubango, o supervisor provincial de Promoção da Saúde, Júlio Madaleno.

  • 05/06/2019 10:29:31

    Técnicos de saúde terminam formação em gestão de vacinas

    Saurimo - Vinte técnicos de saúde do município de Saurimo, na Lunda Sul, terminaram terça-feira uma formação sobre gestão de vacinas e cadeias de frio, promovida pela administração municipal local, em pareceria com a Direcção Provincial de Saúde Pública.