Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Junho de 2019 | 07h05 - Actualizado em 06 Junho de 2019 | 10h05

Meningite mata 20 crianças na Huíla

Lubango - Vinte crianças morreram vítimas de meningite, num total de 49 casos registados de Janeiro a Maio na província da Huíla, informou quarta-feira última, no Lubango, o supervisor provincial de Promoção da Saúde, Júlio Madaleno.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável fez, igualmente, saber que a falta de vacinas de rotina contribuiu para o aumento da mortalidade infantil, cujos casos, maioritariamente, deram entrada no Hospital Pediátrico do Lubango “Pioneiro Zeca”.

Referiu que, no ano anterior, foi registada pouca incidência da doença e, por isso, a situação está controlada, embora seja preocupante, devido ao alto nível de contágio que pode ocorrer através da troca de utensílios domésticos e espirros.

Salientou que as complicações da meningite, causadas por infecção bacteriana, fungos e vírus, se assemelham às de pessoas com sintomas de gripe, cujo quadro clínico é caracterizado por febre alta, fortes dores de cabeça, convulsões, rigidez da nuca, vómitos, sonolência, confusão mental e alergia.

Apelou aos pais para levarem os seus filhos às vacinas de rotina e para evitarem a automedicação.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 05/06/2019 10:29:31

    Técnicos de saúde terminam formação em gestão de vacinas

    Saurimo - Vinte técnicos de saúde do município de Saurimo, na Lunda Sul, terminaram terça-feira uma formação sobre gestão de vacinas e cadeias de frio, promovida pela administração municipal local, em pareceria com a Direcção Provincial de Saúde Pública.

  • 04/06/2019 14:17:42

    Mortes por malária reduzem no Huambo

    Huambo - Cento e 18 mortes provocadas por malária, num total de 170.721 casos diagnósticos, foram registados na província do Huambo entre Janeiro a Abril deste ano, uma redução de 87 porcento de óbitos em comparação ao igual período anterior.

  • 02/06/2019 17:56:24

    Maternidade Irene Neto regista mais 400 casos de gravidez precoce

    Lubango - A maternidade central do Lubango, Irene Neto, registou no primeiro trimestre do ano em curso 450 casos de gravidez precoce em adolescentes dos 13 aos 17 anos, mais 200 em relação a período homólogo de 2018.