Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

13 Novembro de 2019 | 20h42 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 20h42

Arrancaram obras do troço Cuito/Camacupa

Cuito - As obras de aslfatagem do troço Cuito/Camacupa, no percurso de 82 quilómetros, paralisadas desde 2017, na Estrada Nacional 250, retomaram a semana passada, anunciou terça-feira, o governador provincial do Bié, Pereira Alfredo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As obras no referido troço, que estiveram paralisadas desde 2017 por falta de pagamento à empreiteira ENGEVIA, apenas haviam abrangido a asfaltagem de 18 quilómetros de estrada que liga o Cuito com à comuna da Chipeta, sendo que a meta é agora atingir, segundo o governador, Camacupa o mais breve.

A empresa ENGEVIA previa entregar a obra ao Governo em 2017, uma vez que foram consignadas em 2014 através do Programa de Investimentos Públicos (PIP), que a par da terraplanagem, efectuou trabalhos de acomodação do tráfego, desmatação, limpeza da via e das bermas.

Sem revelar o montante e duração dos trabalhos, Pereira Alfredo afirmou ainda que quanto a estrada Camacupa/Cuemba está já inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020 que passa agora na discussão na Assembleia Nacional (AN) e vão continuar até à comuna do Munhango (Bié), limítrofe com a província do Moxico.

Para o governante, a asfaltagem do  troço Cuito/Camacupa, já terraplanado, vai contribuir em grande medida no desenvolvimento das comunidades, principalmente, na transportação de pessoas e mercadorias.

Saliente-se que a reconstrução da via rodoviária Cuito-Cuemba na Estrada Nacional 250 afigura-se de extrema importância, tendo em conta que para se percorrer esta distância de 164 quilómetros os automobilistas gastam, em média, cinco/seis horas, constituindo uma autêntica aventura.

A situação piora na época chuvosa, devido ao lamaçal, areia e buracos em alguns troços, sendo apenas possível circular viaturas de grande porte, o que torna difícil a vida das populações daqueles dois municípios.

Assuntos Obras   Província » Bié  

Leia também
  • 25/10/2019 17:18:52

    Prosseguem trabalhos de reabilitação da Machado Saldanha

    Luanda - As ruas Machado Saldanha e 28 de Agosto, no Golfe, começaram, esta semana, a beneficiar de novo tapete asfáltico, no quadro da III fase do Projecto de Reabilitação de Vias de Luanda, que iniciou em Agosto de 2018.

  • 16/10/2019 23:12:06

    Ministra confirma uniformização de preços nas centralidades do país

    Cuito - O Ministério do Ordenamento do Território e Habitação leva a cabo o processo de estudo de mecanismos para a uniformização de preços dos apartamentos nas centralidades do país, confirmou hoje, no Bié, a titular da pasta, Ana Paula de Carvalho.

  • 27/09/2019 20:08:00

    Arranca segunda fase das obras na Centralidade do Cuito

    Cuito - A segunda fase da construção de 200 novos apartamentos na centralidade Horizonte, localizada nos arredores da cidade do Cuito (Bié), arrancam no último trimestre deste ano, anunciou hoje (sexta-feira), a ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho.