Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Julho de 2020 | 16h11 - Actualizado em 16 Julho de 2020 | 12h27

Angola assume liderança do Comité de Auditoria da SADC

Luanda - Angola assume a presidência do Comité de Auditoria da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), com a eleição do quadro sénior do Tribunal de Contas, Nvela Mário António.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A eleição do quadro angolano aconteceu a 7 deste mês, durante a realização da 28.ª Reunião do Comité de Auditoria da SADC, realizada por videoconferência.

Angola concorreu ao cargo com mais dois membros elegíveis da organização, a República Democrática do Congo e o Botswana (país-sede da organização).

Nvela António vai exercer o cargo de presidente do Comité de Auditoria da SADC por um período de dois exercícios económicos (2020/ 2021 e 2022/2023).

Nvela Mário António substitui no cargo o moçambicano Jeremias Zuand, alto funcionário do Tribunal Administrativo.

O presidente do Comité de Autoria da SADC exerce, dentre outras competências, a de presidir às Reuniões do Comité de Auditoria, autorizar a submissão do Relatório Anual de Actividade do Comité de Auditoria ao Conselho de Ministros da SADC.  

Num conjunto de muitos critérios, concorreram para a eleição de Nvela António a experiência na elaboração do Parecer à Conta Geral do Estado, de relatórios financeiros, gestão de risco e/ou controlo interno com experiência de trabalho relevante de não menos de três anos nas áreas de Contabilidade, Complience, Governança Corporativa e Auditoria.

Nvela António é funcionário do Tribunal de Contas desde 2013. Actualmente, está a frequentar o mestrado em Direito e Gestão de Negócio de Petróleo e Gás pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

É licenciado em Economia na Especialidade de Contabilidade e Auditoria pela Faculdade de Economia da mesma Universidade.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/07/2020 23:46:43

    Inscrições para exames de advocacia terminam sábado

    Luanda - As inscrições para o primeiro exame nacional de acesso à advocacia em Angola, remarcado para 26 de Setembro, terminam a 19 do mês em curso.

  • 13/07/2020 21:58:18

    Angola e Brasil abordam cooperação bilateral

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, nesta segunda-feira, a cooperação Angola/Brasil, durante uma audiência com o embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

  • 13/07/2020 17:12:49

    AN discute OGE revisto na terça-feira

    Luanda - A proposta de Orçamento Geral de Estado ( OGE 2020) vai a discussão e aprovação, na generalidade, esta terça-feira ( 14), durante a 6ª sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional (AN).