Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

21 Fevereiro de 2020 | 23h07 - Actualizado em 22 Fevereiro de 2020 | 06h18

MPLA destaca legado dos heróis do "processo 50"

Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, na noite de sexta-feira, em Luanda, o legado de um país livre e soberano deixado pelos nacionalistas do "processo 50", permitindo aos angolanos dirigirem os destinos do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luisa Damião Vice Presidente do MPLA

Foto: António Escrivão

A vice-presidente do MPLA, que discursava num jantar-conferência de homenagem aos nacionalistas do “Processo 50”, sublinhou que o acto visou reflectir e valorizar os heróis, que “nos deram o legado de um país livre e soberano, onde somos nós a ditar o nosso destino”.

Designou-se “Processo 50” a um conjunto de três processos políticos que se iniciaram a 29 de Março de 1959 com as prisões de vários nacionalistas angolanos, terminando em 24 de Agosto do mesmo ano com a última prisão.  

Luísa Damião afirmou que o MPLA considera fundamental a contínua promoção de iniciativas iguais para brindar sempre a memória dos heróis angolanos, além de ser um reencontro com o passado e momento ímpar de captação de forças para os desafios do presente.

Por outro lado, disse, se deve continuar a apoiar o Executivo e o Presidente da República, João Lourenço, na formulação e implementação de políticas públicas e sociais que visam resolver os problemas das populações, mormente dos antigos combatentes e veteranos da pátria.

Durante o jantar-conferência, os nacionalistas Pedro Van-dúnem, ex-ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Engrácia Cabenha (Rainha do 4 de Fevereiro) e Luzia Inglês Van-Dúnem “Inga” prestaram depoimentos dos momentos vividos durante a luta de libertação nacional.

A noite foi animada com um concerto musical protagonizado por Santocas, Duo Canhoto e Tonito, Calabeto, Mirol, Fató, Carlos Lamartine, Dina Santos, Santos Júnior e Tabonta.

Assuntos MPLA   Política  

Leia também
  • 21/02/2020 22:26:33

    Malanje: Presidente do Tribunal de Contas avalia funcionamento de Laúca

    Malanje - A juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa trabalha desde hoje (sexta-feira), no município de Cacuso, Malanje, a fim de avaliar o grau de andamento das obras finais do projecto hidroeléctrico de Laúca.

  • 21/02/2020 22:17:21

    Chefe de Estado já está em Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta sexta-feira a Luanda, depois de ter participado, em Gatuna-Katuna, na Cimeira Quadripartida (Angola, Rwanda, República Democrática do Congo e Uganda), que analisou a segurança e cooperação na Região dos Grandes Lagos.

  • 21/02/2020 17:33:17

    MPLA incentiva visita aos locais historicos

    Luanda - A directora do gabinete para a cidadania e sociedade civil do MPLA, Ana Bela Diniz, sugeriu que as escolas criem programas de visitas aos locais históricos para que os jovens conheçam a importância e valorizem a de libertação nacional.