Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Janeiro de 2020 | 09h53 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 09h48

Cerimónia de cumprimentos ao PR é destaque da semana

Luanda - A cerimónia de cumprimentos de ano novo do corpo diplomático acreditado em Angola ao Presidente da República, João Lourenço, constituiu o destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No encontro, o Chefe de Estado angolano anunciou para o mês em curso o início das transmissões televisivas das sessões plenárias da Assembleia Nacional (AN), sublinhando que tal facto possibilitará aos cidadãos acompanharem os debates políticos, aprovação de leis e o desempenho dos deputados.

Ainda no quadro das actividades presidenciais, mereceu manchete o encontro entre os Presidentes de Angola, João Lourenço, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Maputo, Moçambique, à margem da investidura do homólogo daquele país do Índico, Filipe Nyusi.

No quadro das relações multilaterais, Angola reconheceu, em Nova Iorque, EUA, os esforços do governo da República Democrática do Congo (RDC) para a reconciliação e a estabilidade naquele país.

A posição de Angola foi apresentada pela representante permanente do país junto das Nações Unidas, Maria de Jesus Ferreira, durante o Diálogo Interactivo Informal para a RDC.

No campo da Justiça, o ex-ministro das Finanças, Archer Mangueira, negou em tribunal, conhecer a autorização do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para a transferência de USD 500 milhões para um banco em Londres.

O ex-ministro compareceu em Tribunal na condição de declarante, num processo que tem como arguidos o antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, Filomeno dos Santos "Zenu", o ex-governador do BNA, Valter Filipe, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.

Na base do processo está uma alegada transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos do BNA para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra.

Entre os destaques da semana está, também, a designação de Manuel Pereira da Silva, como presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

A designação foi expressa numa resolução do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) de Angola.

No capítulo partidário, o MPLA reagiu às declarações de Isabel dos Santos sobre a pretensão de se candidatar a presidente de Angola, sublinhando que esse desejo não poderá ser por via do partido no poder.

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 14/12/2019 10:18:37

    Resenha: Eleição de angolano a SG da ACP domina noticiário político

    Luanda - A eleição do candidato de Angola, Georges Rebelo Chikoti, a secretário-geral do grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), para os próximos cinco anos, dominou o noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

  • 07/12/2019 13:43:30

    Resenha: Presidência do país no CPS da UA é destaque

    Luanda - A assumpção por Angola, desde o dia 1 deste mês, da presidência rotativa (de um mês) do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), constituiu o destaque do noticiário da semana que hoje, sábado termina.

  • 23/11/2019 16:08:36

    Resenha: Condenação do general "Zé Maria" constitui destaque

    Luanda - A condenação do ex-chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), António José Maria "Zé Maria" a três anos de prisão, pelo Supremo Tribunal Militar, constitui destaque do noticiário político durante a semana que hoje, sábado, termina.